CEO leva marca de mobiliário brasileiro para mais de 16 países
Em quatro anos, Julio Cesar Samorano Filho reposicionou a Century, desenvolveu um modelo de produção customizada em escala e aumentou em 305% as vendas da Century, que ultrapassaram R$ 100 milhões em 2021
A Century, indústria brasileira especializada na fabricação de estofados, comandada pelo CEO Julio Cesar Samorano Filho, está se reposicionando no mercado. Do médio padrão para a alta decoração, a marca criou ainda o próprio estilo de gestão e produção, que aumentou em R$ 100 milhões as vendas, representando um aumento de 305%.
As mudanças na empresa começaram principalmente no ano de 2017, quando o país estava iniciando um ciclo de redução da taxa de juros e maior controle das contas públicas. O contexto foi benéfico para o mercado imobiliário e, por consequência, de decoração. Além disso, tendências de consumo de produtos customizados estavam cada vez mais fortes, principalmente no mercado de alta decoração. Essa visão de mercado foi fundamental para Julio Cesar construir a nova estratégia da Century que a levaria a um novo patamar de crescimento.
Entre 2017 e 2020, o executivo junto à sua sócia e irmã Nathalia Samorano, conduziram as mudanças necessárias para colocar a nova estratégia da Century em prática e crescerem no mercado de alta decoração. Dentre diversos projetos, eles concluíram o novo branding da Century, investiram em tecnologia e automação na indústria e criaram um sistema de produção customizada em escala capaz de produzir mais de 4,5 milhões de produtos diferentes em uma única fábrica.
Como resultado dessas iniciativas, em 2019 a Century atingiu um faturamento de R﹩ 55 milhões, 52% a mais em relação à 2016. A venda de produtos customizados de alta decoração representaram 75% desse faturamento, chancelando o novo posicionamento da empresa. No final desse mesmo ano, Samorano foi promovido a Diretor Executivo (CEO) da Century.
Em 2020, seu primeiro ano à frente da Century, Julio Cesar enfrentou os desafios da pandemia com êxito. A Century atravessou 2020 mantendo seus postos de trabalho e alcançando o mesmo patamar de faturamento de 2019. Além disso, esse ano foi fundamental para a empresa concluir projetos estratégicos que a colocaram em uma posição privilegiada de mercado em 2021.
Durante os últimos anos, a Century se preparou para expandir suas fronteiras. Julio Cesar sempre teve clareza de que a empresa poderia concorrer em outros países e que nível de qualidade e customização de seus produtos seriam um diferencial em todos os territórios. Assim, desde 2016 a empresa tem expandido seus negócios no exterior e hoje já está presente em 16 países na América Latina e Estados Unidos.
Aos 29 anos, Samorano celebra a marca de R$ 100 milhões de vendas acumuladas nos últimos 12 meses e se prepara para conduzir a empresa à um novo ciclo de crescimento.