Audiovisual

Festival Internacional de Cinema de Realizadoras divulga programação

Terceira edição será entre os dias 19 e 28 de novembro, e terá mais de 40 filmes disponibilizados gratuitamente via plataforma online Embaúba Play

A programação da terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar), que acontece entre os dias 19 e 28 de novembro via plataforma da Embaúba Play, vai contar com mais de 40 filmes (nacionais e internacionais) que serão disponibilizados ao público gratuitamente.

Entre curtas e longas-metragens, distribuídos em três mostras não-competitivas, o III Fincar é realizado integralmente com obras assinadas por mulheres cis e trans, travestis, pessoas não-binárias e trans-masculinas.

Desde as primeiras edições o festival – que tem à frente a Vilarejo Filmes e fomento do Funcultura, Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco - exibiu filmes dirigidos por mulheres, e em 2021 o evento amplia a participação de pessoas com outras identidades de gênero. 

 



O festival também conta com conselho político formado pelos coletivos ‘Mulheres no Audiovisual Pernambuc’o (Mape) e’ Negritude do Audiovisual PE’, além do ‘Fórum Itinerante de Cinema Negro’  (FICINE). 

Programação
O III Fincar traz programação com produções audiovisuais contemporâneas e históricas com investigações estéticas não-hegemônicas. Da produção audiovisual brasileira, a programação reúne filmes da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe. 

Entre os estrangeiros o festival – que pela primeira vez vai debater com realizadoras de outros países - conta com realizações da Argentina, China, Costa Rica, Cuba, França, Irã, México, Peru, República Dominicana, Turquia e coproduções Brasil-Colômbia, Brasil-EUA, Marrocos - França - Quatar. Os debates, mediados por integrantes da curadoria, ocorrerão via plataforma Zoom e transmissão ao vivo pelo YouTube.

 

Na Mostra Fincar são disponibilizados 38 filmes nacionais e internacionais selecionados pela curadoria do festival, incluindo um programa infantil, com classificação livre. São oito longas e 30 curtas, disponíveis gratuitamente por 48h via streaming na Embaúba Play. O acesso pode ser por Smart TV, notebook ou celular.

Duas mostras especiais com filmes históricos completam a programação disponível na Embaúba Play, são elas: Mostra Olar - Observatório de Realizadoras Latino-Americanas e Glória Rolando. A curadoria é do Observatório de Realizadoras Latino-Americanas. 

Já a Mostra Mape difunde quatro filmes produzidos pelo Instituto SOS Corpo e a TV Viva na década de 1980 e 1990, tendo sido curada pelo coletivo Mulheres no Audiovisual de Pernambuco (Mape). 


O catálogo do III Fincar, com textos sobre cada mostra, será disponibilizado em formato virtual para download gratuito no site do festival.

Formação e Difusão
Atividades com viés educativo integram a programação do Festival nesta edição. Oficina de crítica de cinema com Kênia Freitas e Carol Almeida, estão entre as ações programadas do Fincar, que foi pensado com o intuito de contribuir com a educação através do audiovisual, numa perspectiva feminista.

Para ampliar a difusão dos filmes o Fincar também firmou parceria com a TV Pernambuco e a rede de cineclubes. Após o período do festival um recorte dos filmes do serão exibidos pelo canal de TV pública e disponibilizados para sessões cineclubistas. 

Serviço
III Festival Internacional de Cinema de Realizadora (Fincar)
De 19 a 28 de novembro, via plataforma da Embaúba Play
Programação completa no site www.fincar.com.br
Assista gratuitamente https://embaubaplay.com/