Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza treinamento de profissionais em Camaragibe
A formação busca otimizar o combate à criminalidade na região
Trinta profissionais de segurança de Camaragibe, sendo 27 guardas municipais e três policiais militares, participam de um treinamento do Sinesp/CAD - Central de Atendimento e Despacho, realizado pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
A formação começou na segunda-feira (22) e segue até a próxima sexta (26), na Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins.
A ferramenta Sinesp/CAD é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de melhorar o planejamento operacional.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Mobilidade de Camaragibe, Coronel Rossini, a implantação gratuita do Sinesp/CAD fortalecerá a segurança do município. “Contaremos com um sistema informatizado que garantirá o aprimoramento das nossas estatísticas relacionadas à criminalidade em nossa região. Otimizaremos nossa atuação operacional com base nos ‘pontos quentes’ da nossa cidade”, destacou. A prefeita do município, Nadegi Queiroz, também participou da abertura do treinamento.
Durante o treinamento, o coordenador de Implantação do Sinesp, Rafael Rodrigues, detalhou que o Sinesp-CAD será implantado em 13 municípios pernambucanos, além de Camaragibe. “A solução está presente, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 22 estados e Distrito Federal. Em outras instituições, a ferramenta já foi implantada em 10 estados: Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe, Maranhão, Rio de Janeiro e agora Pernambuco”, pontuou.
Adesão ao Sinesp-CAD
O Sinesp/CAD foi criado em 2016 e contabiliza mais de 5 milhões de chamados. Para aderir à ferramenta é preciso firmar o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A solicitação pode ser feita pelo telefone (61) 2025-3333 ou pelo e-mail sinesp.cad@mj.gov.br.