Teatro

'Dona Mocinha no vaivém da vida' marca o retorno de Kika Farias aos palcos

A apresentação propõe um espaço que remete ao picadeiro, onde a brincante tira de suas malas tudo que é necessário para a realização de sua história

Kika Farias retorna aos palcos com monólogo narrativo - Duda de Marco / Divulgação

Com a janela aberta pela volta das apresentações presenciais após longo período de isolamento social em razão da pandemia, a atriz pernambucana Kika Farias retorna aos palcos com o espetáculo solo narrativo 'Dona Mocinha no vaivém da vida', neste sábado (11),às 17h, no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, Olinda.

Na peça, Dona Mocinha cata e conta histórias do povo para o povo que com espírito brincante ela entrelaça as poéticas da vida e dos saberes populares cultivando a celebração dos encontros. Pelo vaivém chega com sua mala e convida a roda para contar histórias de tempos antigos. Num misto de andarilha, palhaça e griô, reconta para o seu povo a magia de “outros tempos”.

A apresentação propõe um espaço que remete ao picadeiro, onde a brincante tira de suas malas tudo que é necessário para a realização de sua história. A artista criou seu cenário e figurino artesanalmente. Assim como o roteiro de histórias que alinhava com canções, ditos populares, cordéis e adivinhas.

"Eu comecei a pesquisa em 2006, na busca do corpo brincante pesquisei a cultura popular de Pernambuco, Sergipe e Ceará. A Dona Mocinha é o nome de minha bisa e por ouvir tanto da família que eu parecia com ela que eu decidi dar vida a essa personagem", conta Kika. "Da essência da bisa tem a relação com a costura e a bondade. A personagem é como uma andarilha, brincante, mambembe que canta e conta histórias, parlendas, cordel, advinhas da oralidade popular", explica.
 

Trajetória
A atriz e contadora de histórias Kika Farias é pernambucana, nascida em Recife e criada na Praia do Janga. Formada na Escola Técnica de Teatro Martins Penna (RJ), iniciou na arte de contar histórias pesquisando a oralidade popular. Criou seus projetos de contação de histórias a partir das lendas, parlendas, adivinhas, versinhos, cordéis e cantigas de roda.

A artista já levou seu repertório de histórias por várias cidades do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Paraná, Minas Gerais e Buga, na Colômbia. Em 2021, realizou a sua primeira temporada online com o repertório da Mimos de Histórias, com o projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc. Atualmente, Kika Farias cursa Licenciatura do Teatro, na Cesgranrio (RJ).

Ficha técnica
Mimos de Histórias

Kika Farias - Concepção, criação e atuação
Samuel Vieira - Assistente de Produção
Maria de Fátima - Assistente de Produção
Raoni Assis - Ilustrador e Design
Intérprete de Libras - Jéssica Santos
Registro - Canal do Arthur

Serviço
Dona Mocinha no vaivém da vida, com Kika Farias 

Quando? 11 de dezembro, às 17h, 
Onde? No Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio, em Olinda.
Instagram: @mimosdehistorias / @_kikafarias

Obs.:A apresentação será gratuita e terá intérprete de Libras; o espetáculo terá contribuição consciente através do PIX mimosdehistorias@gmail.com; é obrigatória a apresentação do esquema vacinal completo para a entrada.