Rádio Folha FM lembra o dia mundial do Braille
O programa Resgatando a Cidadania faz homenagem ao francês Louis Braille
Conhecido mundialmente como sistema oficial de escrita e leitura para pessoas com deficiência visual, o Braille, foi criado pelo francês Louis Braille quando tinha somente 16 anos. Cego desde os 5, devido a um acidente doméstico, o criador sempre se destacou, em vida, por conseguir bons resultados estudantis, até frequentando escolas para crianças com visão normal. Porém o seu método só foi reconhecido anos depois de sua morte, que aconteceu em 6 de janeiro de 1852. E foi sobre ele que o apresentador Domingos Sávio conversou com o professor Antônio Muniz, do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual de Pernambuco, e a professora do Instituto Benjamin Constant, Maria da Glória Almeida, professora Glorinha, no Programa Resgatando a Cidadania desta semana.
A conversa abordou ainda a visão do método nos dias atuais. “As novas tecnologias, inclusive os softwares de voz, não vieram para substituir o Braille, muito pelo contrário, estão aqui para popularizar ainda mais o método entre os cegos e a sociedade em geral”, disse Antônio Muniz.
Apesar da eficácia do sistema, o acesso aos utensílios em Braille no Brasil são caros e inacessíveis. “Não há políticas públicas sérias a esse respeito no país, temos muita dificuldade de compra. As próprias instituições de ensino, dos interiores por exemplo, contam às vezes com materiais que eu diria serem descartáveis. E no momento da culpa, as pessoas jogam para a deficiência, nunca é o professor que não está preparado ou material sem qualidade, sempre é a criança cega que não entende”, comenta a professora Glorinha.
No decorrer do programa, foram debatidas muitas outras questões acerca do sistema Braille, e sobre outros grandes nomes que contribuíram com o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual. O programa é apresentado pelo radialista cego Domingos Sávio e vai ao ar todos os sábados às 12h30 na Rádio Folha FM 96,7. Você pode escutar o Podcast completo no player abaixo ou em nossas páginas do Spotify, Deezer e SoundCloud.