Em live, Fred Zero Quatro comenta 30 Anos do manifesto 'Caranguejos Com Cérebro'
Líder da Mundo Livre S/A também fala sobre novo disco da banda no bate papo da Sonora Coletiva, no Canal multiHlab, no Youtube, nesta quinta (10)
O músico e jornalista Fred Zero Quatro, autor do manifesto ‘Caranguejos com Cérebro’ e líder da banda Mundo Livre S/A, é o convidado do próximo Sonora Coletiva, transmitido pelo Canal do multiHlab, no YouTube, nesta quinta-feira (10), às 19h.
Há 30 anos, mais pessoas tomavam conhecimento de uma cena cultural, com ênfase na música, que já rolava há algum tempo no Recife. Isso aconteceu quando foi publicado, em um jornal local, o release-manifesto aos recifenses e pernambucanos. O texto falava de certa "Manguetown" e sua biodiversidade, de "mangueboys" e "manguegirls", de Josué de Castro e da antena parabólica fincada no mangue, símbolo da nova cena que começava a desentupir as veias da cidade com novas ideias e atitudes.
Dois anos depois, o release-manifesto ganhou outra dimensão quando apareceu encartado no disco ‘Da Lama ao Caos’, da banda Chico Science & Nação Zumbi. Aclamado nacionalmente, o seminal álbum antecedeu, por pouco meses, o não menos importante e emblemático ‘Samba Esquema Noise” da banda Mundo Livre S/A, liderada pelo autor do release-manifesto, o jornalista e músico Fred Zero Quatro, tendo como ‘cúmplice’ o também jornalista Renato Lins, ou melhor, Renato L., que logo seria chamado de "ministro da informação da Manguetown".
Novo disco
Passadas três décadas do release-manifesto, a banda Mundo Livre S/A acaba de lançar novo álbum. No bate-papo, os 30 anos do manifesto e o lançamento do álbum ‘Walking Dead Folia (Sorria, Você Teve Alta!)’ serão alguns dos temas do bate-papo com Fred Zero Quatro, que contará com a participação especial de Renato L.
O Sonora Coletiva é uma atividade da Revista Coletiva, vinculada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e é apresentado por um de seus editores, o pesquisador Túlio Velho Barreto.
Saiba mais
Sonora Coletiva é o canal experimental da revista eletrônica de divulgação científica Coletiva, publicada pela Fundaj. Sediada no Recife, a revista disponibiliza dossiês temáticos e artigos com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento, prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. É voltada para um público amplo, curioso e crítico. O projeto integra o ProfSocio, o Canal multiHlab e a Villa Digital, envolvendo ainda as diversas diretorias da Fundaj.