Saúde

João Neto: câncer do cantor, que faz dupla com Frederico, é mais comum em mulheres

Tumor na tireoide afeta 13.700 brasileiros por ano, sendo apenas 1.800 homens; tratamento é cirúrgico

Cantor João Neto - Reprodução

O cantor sertanejo João Neto, que faz dupla com Frederico, anunciou nesta quarta-feira que está com câncer de tireoide. O cantor publicou um vídeo nas redes sociais da dupla contando que foi diagnosticado no fim do ano passado e iniciará seu tratamento em breve.
 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por João Neto e Frederico (@joaonetoefrederico)


De acordo com o Inca, este tipo de tumor é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens.

Segundo estimativas do próprio Inca, há cerca de 13.700 mil novos casos de câncer de tireoide todos os anos no Brasil. No entanto, a maior parte dos diagnósticos são recebidos por mulheres — cerca de 11.900, contra 1.800 em homens.

Os principais sintomas do câncer de tireoide são o rápido crescimento de nódulos no pescoço e rouquidão. Nos casos mais avançados, a pessoa pode sentir dificuldade para engolir alimentos e até ficar com a sensação de falta de ar. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), cerca de 90% dos nódulos que surgem na região do pescoço são benignos e a maioria das pessoas com câncer de tireoide não têm sintomas.

Segundo o Inca, alguns fatores de risco para o câncer na tireoide são já ter sido submetido à radioterapia na região do pescoço, ter histórico familiar de tumor nesta glândula, ter uma alimentação pobre em iodo ou ter idade maior .

João Neto conta que não apresentava nenhum sintoma e que descobriu a doença após fazer um check-up, que costuma realizar em todo fim de ano.

O diagnóstico do câncer de tireoide é feito por meio de exame físico, seguido por uma ultrassonografia do pescoço. De acordo com as características do nódulo, uma punção é feita para a realização de uma biópsia. Confirmando-se o câncer, o tratamento é cirúrgico. Ocorre a retirada parcial ou total da tireoide, a depender da evolução do tumor no paciente. O uso de hormônio tireoidiano, ou levotiroxina (T4), também faz parte do tratamento. Em alguns casos específicos é preciso complementar o tratamento cirúrgico com iodo radioativo.

João Neto contou que será submetido a uma cirurgia para a retirar a glândula e que precisará ficar afastado dos palcos.

— Decidi falar pois esta é uma doença silenciosa. Não sentia nada. Então, fica o alerta para vocês se cuidaram — diz o cantor.