Sala das Nações da ACP faz resgate histórico
ACPinaugura espaço para homenagear o legado deixado pelo empresário e cônsul da Alemanha em 1923, José Pessoa de Queiroz
A Associação Comercial de Pernambuco inaugurou ontem a Sala das Nações José Pessoa de Queiroz. O espaço permanente funcionará no primeiro andar da sede da associação, no Marco Zero do Recife. A nomeação da sala é uma homenagem ao industrial, comerciante e cônsul da Alemanha em 1923, José Pessoa de Queiroz. A Sala das Nações terá o objetivo de ser um facilitador para que negócios sejam firmados entre os países no Estado, valorizando os empreendedores pernambucanos.
O presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, esteve presente na inauguração do espaço e destacou a importância do gesto para celebrar José Pessoa de Queiroz. “Estou muito feliz por essa homenagem, pela extraordinária vocação para empreender e pela representação que teve para Pernambuco. Recebi o convite de seus bisnetos, Ricardo Pessoa de Queiroz e Fred Pessoa de Queiroz, e estou marcando a presença da Folha para prestigiar esse patriarca e grande empreendedor”, disse Eduardo.
Importância histórica
O bisneto de José Pessoa de Queiroz e cônsul A.H da Áustria, Ricardo Pessoa de Queiroz, aponta que a homenagem é uma valorização do legado deixado pelo seu bisavô. “Essa homenagem é o resgate de uma história. José Pessoa de Queiroz fez história em Pernambuco e isso nunca foi muito valorizado. Quando recebemos a proposta ficamos felizes, ele teve uma atuação positiva em todo cenário nacional, é gratificante. A criação da Sala das Nações vem dar vida a esse prédio que é tão importante”, declarou.
Segundo o cônsul A.H da Eslovênia e presidente da aliança consular do Nordeste, Rainier Michael, o reconhecimento de José Pessoa de Queiroz é um estímulo para que os consulados possam estar mais próximos da geração de negócios. “É um resgate histórico que estamos fazendo, é uma pessoa que representou a Alemanha e a Sala das Nações representa isso junto com o hub consular”, afirmou.
Desenvolvimento de parcerias
O principal objetivo do espaço é fazer com que a ACP seja uma ponte entre os países para que negócios sejam gerados no Estado. Segundo o presidente da ACP, Thiago Carneiro, a Sala das Nações foi pensada para reaproximar a comunidade de consulados, já que a Associação teve na sua primeira diretoria a presença de ingleses e portugueses. “José Pessoa de Queiroz foi um grande empresário e cônsul. Resolvemos prestar essa homenagem pelo trabalho dele, valorizando o legado que ele deixou”, disse.
O evento contou com a presença de integrantes da ACP e foi ainda um pleito do Corpo Consular Pernambucano, tornando o espaço exclusivo e de referência à pessoa que foi o industrial José Pessoa de Queiroz. Estiveram presentes ainda a chefe do Gabinete do Programa Recentro, Ana Paula Vilaça; o deputado federal, Daniel Coelho; o deputado estadual, Aluísio Lessa; Gilberto Freyre Neto, entre outros.