Em agosto, Cais do Sertão, no Recife, adapta programação à acessibilidade
Espaço terá atividades adaptadas para acessibilidade também durante Semana do Patrimônio Cultural
No decorrer de agosto, o Centro Cultural Cais do Sertão terá a programação adaptada para a acessibilidade, inclusive dentro da 15ª edição da Semana do Patrimônio Cultural, marcada para acontecer entre os dias 11 e 19 deste mês e também para a agenda da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28.
Entre as atividades que ganharão formato de acessibilidade está o projeto “Um Cais de Histórias”, do grupo Tapete Voador. Com personagens emblemáticos do folclore nordestino, a atividade - que acontece já nesta terça-feira (2) e na próxima, dia 9 de agosto, a partir das 14h - vai focar nas crianças com deficiência auditiva e intelectual.
Para participar da ação, pais e responsáveis devem solicitar pulseira que será entregue meia hora antes do espetáculo pela produção do evento.
Já na Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, o Cais propõe imersão, dessa vez com mediação por meio da linguagem de sinais e audiodescrição, ao acervo da exposição "Japonésia". Composta por 74 fotografias de Naoki Ishikawa, em que é retratado o cotidiano das ilhas próximas ao Monte Fuji, a mostra pode ser vista na Sala São Francisco.
As ações atenderão ao público com deficiência intelectual, visual e pessoas com Síndrome de Down, e acontecem nos dias 11, 12, 17 e 19 de agosto, das 14 às 17h. Os visitantes devem acessar a atividade pelo módulo Sul.
Além da Japonésia haverá também imersão ao acervo do museu. A atividade será realizada por meio da audiodescrição, permitindo que os participantes conheçam a fachada do museu, a Praça do Juazeiro, a Vitrine Joias da Coroa - que exibe os gibões de Luiz Gonzaga - além de fazer experimentação acessível das peças, das maquetes e do busto do Rei do Baião. A técnica de experimentação tátil inclui também o mapa da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e a Sala Sertão Mundo.
Semana da Pessoa com Deficiência
Na Semana da Pessoa com Deficiência, que este ano traz o tema “Superar Barreiras para Garantir Inclusão”, o Cais recebe, no vão livre, a sétima edição da mostra de cinema “VerOuvindo: festival de filmes com acessibilidade comunicacional do Recife”.
Dentro da programação, no próximo dia 26 de agosto, haverá a exibição de dois episódios da série acessível "Destinos da Fé", com Libras, audiodescrição e legendas. Ao longo dos episódios, a produção aborda a diversidade religiosa no Brasil de forma poética.
Além da exibição haverá mediações com audiodescrição e linguagem de sinais no acervo da exposição Japonésia e no museu. As ações vão acontecer das 14 às 17h, com gratuidade para o público.