Hepatites virais: Prevenção, tipos e tratamentos; ouça
O Hepatologista Tibério Medeiros, foi o convidado do Canal Saúde desta sexta-feira (12)
As hepatites virais, inflamação no fígado causada por vírus, é um problema de saúde pública segundo a OMS. O fígado é o maior órgão sólido do corpo humano e também a maior glândula que temos. A inflamação no fígado pode ser causada por vários fatores, que definem os subtipos da doença e muitas vezes não há sintomas. Quando é causada por um vírus, é classificada como hepatite viral. Quando é por consumo exagerado de bebida alcoólica, hepatite alcoólica. No caso de lesões provocadas por remédios, hepatite medicamentosa. Também são usadas as expressões hepatite não viral e hepatite não alcoólica para situações nas quais esses dois agentes não estão presentes, como a infecção por bactérias.
Para falar sobre o assunto, Jota Batista conversou no Canal Saúde desta sexta-feira (12), com o médico Tibério Medeiros da Unidade de Hepatologia, do hospital Jayme da Fonte.
O doutor Tibério falou sobre as diversas formas de prevenção para os diferentes tipos de hepatites:
Existem tipos de hepatites diferentes, consequentemente as formas de contágio e prevenção são distintas. A hepatite A por exemplo, a forma de prevenção mais efetiva é o cuidado básico de limpeza de alimentos, higiene pessoal. Já a hepatite B e C são adquiridas de formas diferentes, a transmissão se dá pelo uso de drogas injetáveis, por exemplo. Então cada tipo de hepatite tem uma forma de contato diferente, uma forma de prevenção e tratamento distintos” - explicou o médico Hepatologista.
Tibério Medeiros ainda completou afirmando que existe umas faixa etária diferente para cada hepatite:
Como a hepatite A se dá através da falta de higiene, ela é mais comum em crianças vulneráveis, podendo ocasionar surtos em creches, escolas e comunidades. Já nas hepatites B e C, são adquiridas mais por jovens e adultos, por conta justamente do contato sexual, ou pelo uso de drogas injetáveis, ocasionando mais em pessoas dessa faixa etária” - completou o doutor.
Você pode escutar o podcast através do player abaixo, ou no seu agregador de podcast preferido, deezer, spotify e soundcloud.