OAB de Uberlândia exonera advogada após falas xenofóbicas contra nordestinos
Flávia Aparecida viralizou após divulgar vídeo em seu perfil pessoal no Instagram
Em resposta às falas de xenofobia divulgadas pela advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes, ex- vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia se pronunciou através das suas redes sociais, na quinta-feira (6), anunciando a exoneração da profissional.
A advogada publicou, em seu perfil pessoal no Instagram, um vídeo, após o primeiro turno das eleições, alegando que “não alimentaria mais quem vive de migalhas”, referindo-se à população do Nordeste do Brasil, onde o ex-presidente Lula teve maior porcentagem de votos do que o atual presidente, Jair Bolsonaro.
Depois dos ataques por motivação política aos nordestinos, Flavia Aparecida chegou a tirar licença do cargo após a grande repercussão da postagem.
José Eduardo Batista, diretor-presidente da OAB Uberlândia, compartilhou posicionamento oficial da instituição através de um vídeo no instagram:
“Apresentamos nossas sinceras desculpas ao povo nordestino e em especial à advocacia nordestina e à advocacia brasileira pelas manifestações ofensivas da referida advogada, postadas nas redes sociais. Reiteramos que a OAB uberlandense não compactua com o posicionamento da advogada e está profundamente constrangida e envergonhada com os fatos veiculados em rede nacional”, declarou.
Além da exoneração da advogada, a 13ª Subseção de Uberlândia também determinou a abertura de processos éticos-disciplinares através do Conselho de Ética e Disciplina da Subseção e Tribunal de Ética Regional.
Entenda o caso
No vídeo que viralizou, Flavia Aparecida aparece acompanhada de outras mulheres e segurando taças com bebidas. No post, que já não está mais disponível no Instagram, ela declarou:
“Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar o nosso dinheiro aqui no Sudeste, ou no Sul ou fora do país, inclusive, porque fica muito mais barato”, declarou