outubro rosa

Museu espanhol cria réplicas de obras famosas para simular musas após mastectomia; veja vídeo

Exposição foi aberta no Dia Internacional da Luta contra o Câncer de Mama e faz parte do Outubro Rosa

Nas obras alteradas, as musas exibem orgulhosamente seus seios mastectomizados - Reprodução/ Vídeo

O Museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, criou réplicas de obras famosas para simular como seria se musas tivessem passado por uma mastectomia. Elas fazem parte de uma exposição inaugurada na quarta-feira (19),  Dia Internacional da Luta contra o Câncer de Mama, com obras de Goya, Rubens e Hans Baldung Grien modificadas digitalmente. Nelas, as mulheres retratadas mostram as cicatrizes de cirurgia para retirada de tumores nos seios.

A mostra "Arte e saúde. Da pele à tela: outro olhar sobre o câncer de mama" vai ocupar uma sala do museu até a próxima quarta-feira, dia 26. A exposição tem três obras-primas da pintura transformadas por meio digital pelo fotógrafo Jorge Salgado.

Nas obras alteradas, as musas exibem orgulhosamente seus seios mastectomizados. As telas modificadas são: Vênus e Cupido, Peter Paul Rubens; A Maja Nua, de Francisco de Goya y Lucientes; e Adão e Eva, de Hans Baldung Grien.

"Isso tem um efeito muito poderoso porque museus e centros culturais funcionam como dispositivos de legitimação da cultura visual, e é muito importante refletir sobre o que vemos e o que não vemos" disse a historiadora de arte Ana Folguera, autora dos textos que acompanham as telas, ao jornal "El mundo".

A exposição foi idealizada pelos setores cultural e de saúde da Fundación Cultura en Vena, que administra o museu.