Alto José do Pinho recebe o Cortejo Apejo dos Afoxé de Pernambuco, nesta sexta (16)
O evento é uma parceria entre o Afoxé Ylê de Egbá e a União dos Afoxés de Pernambuco
Nesta sexta-feira (16), acontece o Cortejo Apejo dos Afoxé de Pernambuco no Alto José do Pinho, promovido pelo Afoxé Ylê de Egbá em parceria com a União dos Afoxés de Pernambuco. O evento com as participações dos Afoxés Ara Odé e do Aféfé Legbará, terá concentração às 19h na antiga sede do Afoxé Ylê de Egbá, e seguirá pelas ruas do bairro a partir das 20h.
O Encontro também registra o encerramento das atividades do Afoxé Ylê de Egbá no Alto José do Pinho em 2022 e inicia a inscrição dos interessados em participar das oficinas de carnaval em 2023. Neste mesmo projeto, no último dia 10 foi realizado o primeiro cortejo pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda com o Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Amo Obá Dê, Obá Iroko e Povo de Ogunté.
Apejo que significa convenção em yorubá teve sua primeira edição em 1989 no Centro de Arte Popular de Olinda, por iniciativa do Afoxé Ylê de Egbá e do Afoxé Alafin Oyó. Em formato fechado reuniu grupos e personalidades importantes da cultura afro-indígena de Pernambuco para confraternizar e fortalecer os afoxés do estado, que na época sofriam forte perseguição política e religiosa, inclusive de seus pares que consideravam que Afoxé era coisa da Bahia.
Segundo a organização do evento, os afoxés de Pernambuco hoje estão muito mais empoderados e com um número maior de grupos e simpatizantes, se unem para convocar suas comunidades para um Apejo nas ruas, num período pós-pandemia, reafirmando suas lutas contra a intolerância político-religiosa e a falta de um apoio concreto para as instituições culturais do segmento.