Como cuidar da saúde diante das iguarias das festas de fim de ano?
Tradicionalmente, os momentos de confraternização de fim de ano são recheados de bebidas e alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura
Estamos nos aproximando das festividades de final de ano. A ceia de Natal com as tradicionais delícias como o peru, o arroz, a farofa, rabanada, sobremesas, pratos quentes com camarão, frutos do mar e a virada do ano, que também é regada com muitos quitutes e bebidas. Como manter a saúde em dia diante de tanta tentação? Para orientar sobre os cuidados com a alimentação nesse período, o âncora Jota Batista conversou com a nutricionista e professora da Uninassau, Flávia Ribeiro, no Canal Saúde desta quarta-feira (22), transmitido pela Rádio Folha FM 96,7.
Flávia Ribeiro começou a entrevista indicando estratégias para não exagerar na comida durante a ceia de Natal.
Tem que ter um pouco de consciência e parcimônia na hora de fazer seu prato. Não precisa de grandes diferenças. Você vai para a sua ceia, na casa de algum amigo ou parente, e coloca comedidamente as coisas no seu prato. Pode comer um pouquinho de tudo: o peru, a salada de bacalhau, o arroz”, recomendou a especialista.
A especialista também afirmou que a internet é uma importante ferramenta para ajudar as pessoas na questão alimentar.
A consciência vem mudando graças ao acesso à informação que se tem hoje de maneira mais fácil com o advento da internet. Isso faz com que as pessoas tenham um pouco mais de noção. Nós, profissionais da saúde, continuamos na luta contra a utilização de muitos temperos industrializados que contêm muito sódio e alguns aditivos que não são benéficos para a saúde. Sempre oriento que se faça a troca do tempero industrializado pelas ervas que se encontra facilmente nos mercados”, afirmou.
Você acessa a entrevista na íntegra clicando no player abaixo ou no seu agregador de podcast preferido.