Rio Branco vira alameda ainda este ano

A obra na avenida - que possui 269 metros de comprimento e 24 metros de largura - foi dividida em quatro etapas.

Trilhos da Rio Branco serão cobertos por concreto - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Mesmo a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) estadual garantindo que todos os prazos da obra de requalificação da avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, serão cumpridos, os trabalhos no local devem atrasar. Orçada em R$ 4.742.610,98, com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), via Prodetur Nacional Pernambuco, a chamada pedestrianização, que prevê a transformação da via em um boulevard (uma alameda) para pedestres e modais não motorizados, vinha sendo adiada há mais de dois anos e teve sua ordem de serviço assinada em outubro, mas a execução propriamente dita, sob responsabilidade da Seturel, só aconteceu a partir de janeiro deste ano.

A obra na avenida Rio Branco - que possui 269 metros de comprimento e 24 metros de largura - foi dividida em quatro etapas. Em dezembro último, o trecho entre a avenida Cais do Apolo e a rua do Apolo foi interditado, antes mesmo do início do Ciclo Natalino. Porém, o processo de troca do piso de concreto pelo de granito, nivelado à calçada, e de embutimento da fiação de energia e de telecomunicações teve início apenas há quatro meses.

Quando da assinatura da ordem de serviço, em outubro, a previsão inicial era de a execução começar já em 1º de novembro de 2016 e durar nove meses, até o fim de julho. Agora, teoricamente, a alameda completa não sai antes de outubro deste ano.

A segunda etapa do serviço, também já em execução, contempla o techo entre a rua do Apolo e a rua da Guia. Na terceira fase, será alterado o espaço entre as ruas da Guia e do Bom Jesus. E, finalmente, a quarta e última parte contemplará o trecho que vai da rua do Bom Jesus à praça do Marco Zero, com a qual a avenida será integrada.

Entre as intervenções que constam no projeto, além da elevação da avenida para a altura das calçadas - que serão totalmente reconstruídas -, há a retirada dos postes e a instalação de 18 bancos, de quiosques e de uma banca de revista.

Leia mais
Granito vai passar por cima dos trilhos na Rio Branco