May the 4th, o dia de celebrar o universo de Star Wars

Os fãs da série já absorveram essa celebração mundialmente

Luke Skywalker - internet

Instituído pelo criador do aclamado universo de Star Wars, George Lucas, o dia 4 de maio não passa em branco pelos fãs da franquia. Os filmes, que seguem gerando uma repercussão gigantesca até hoje, é uma das colunas fundamentais da cultura pop. Se você ainda não conhece, esta pode ser a chance de celebrar o “May the forth be with you” (em tradução livre “que o 4 de maio esteja com você”), uma associação direta a uma das frases mais famosas da cultura geek - "May the Force be with you" (que a Força esteja com você).

Os longas dão vida às galáxias criadas através de anos pelo californiano que hoje é considerado um dos maiores criadores pelos fãs de ficção científica e filmes espaciais. Os principais embates envolvem os Jedi e os Sith, instituições distintas que têm princípios fundamentais contrários, e entre o Império e os Rebeldes.

A ordem dos Jedi acredita que a “Força” (energia onipresente que pode ser manipulada por alguns poucos indivíduos) deve ser utilizada para manter o equilíbrio, a paz e a justiça no universo. São eles os criadores do sabre de luz feito de pura energia. São consideradas o lado luminoso da Força.

Os Sith, por outro lado, acreditam que a Força deve ser utilizada livremente - cada indivíduo que participa dessa seita busca o poder sobre os outros de forma ambiciosa, utilizando todos os meios disponíveis.

Em uma galáxia não muito distante


Os filmes desta ópera espacial seguem uma ordem um pouco diferente. Gravado em 1977, Uma Nova Esperança é historicamente o primeiro filme da odisseia, mas cronologicamente conta o quarto episódio da série.

Segundo os fãs, os filmes que compõem a segunda trilogia, filmados a partir de 1999, podem ser assistidos posteriormente, ou até mesmo ignorados, já que são considerados por alguns uma repercussão fraca e desnivelada da trilogia original (1977).

A segunda trilogia (historicamente) inclui os episódios I, II e III e conta a trajetória de Anakin Skywalker, um dos principais personagens do universo de Star Wars, que acaba se tornando o icônico Darth Vader. Nessa, ainda são apresentados personagens icônicos e principais para quem acompanha a trilogia original como o droide tagarela C-3PO e o pequeno e adorável, R2-D2.

A primeira trilogia acompanha a descoberta do “mundo Jedi” sob os olhos e experiências do jovem Luke, órfão que habita o planeta Tatooine com seus tios, até ser convocado para lutar uma das maiores batalhas da galáxia contra o Império, comandado por uma figura conhecida como Darth Vader.

O futuro da série

Depois do grande sucesso de O Despertar da Força (2015), a nova trilogia já começou com cara de sucesso. Com direito a cenas altamente nostálgicas, que fizeram os antigos fãs relembrarem situações emocionantes, e personagens novos que superam o óbvio, as aventuras de Ray, Finn, Kylo e BB8 prometem render uma nova geração de fãs da série.

Personagens icônicos

Luke
Principal personagem da trilogia original, Luke é um jovem morador do planeta Tatooine, que não sabe muito sobre sua origem mais almeja um futuro mais emocionante. Mal sabia ele que, após um acidente drástico acontecer com sua família, ele seria um dos encarregados de comandar os rebeldes contra a ameaça do Império. Durante sua jornada, ele descobre que faz parte da raça Jedi e que sua família está muito mais envolvida com “a Força” do que ele poderia imaginar.

Princesa Leia 

Uma das principais aliadas do lado rebelde, a princesa é a responsável por roubar os planos do Império para proporcionar uma chance aos rebeldes contra a temida Estrela da Morte, arma mais poderosa sob o comando de Darth Vader. Apesar do jeito duro e objetivo, Leia se torna um personagem mais sensível ao longo dos filmes. E é considerada um dos principais ícones do movimento GirlPower.

Darth Vader
Conhecido por sua respiração pesada e ruidosa, o Vader é o principal comandante das forças do Império. Conhecedor profundo do uso da Força, ele a usa para impor medo sobre seus inimigos e comandados. Sua aparência negra e sua maneira impiedosa com todos esconde o maior mistério da série, que explica a relação desse ser com os Jedi e os Sith.

Yoda
Mestre Jedi conhecido por suas frases em sentido indireto, que deixam algumas feições confusas, o pequeno ser verde de orelhas pontudas é um dos mais fortes guerreiros que compõem a força rebelde.

C-3PO
Um droide de protocolo modificado por Anakin Skywalker que tem a capacidade de falar mais de seis milhões de idiomas, mas que nunca sabe a hora certa de utilizá-los. Conhecido por falar as coisas fora de hora e conseguir se meter em grandes confusões juntamente com R2D2.