TIs Barro, PE-15 e Pelópidas recebem nova etapa de integração temporal a partir deste sábado (5)
Sistema permite circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h
A partir deste sábado (5), os TIs Barro, PE-15 e Pelópidas receberão uma nova etapa da integração temporal. Sendo assim, o embarque das novas linhas que começam com a nova operação muda para a porta frontal dos ônibus com o registro do cartão VEM para liberar a catraca para o passageiro.
Veja quais linhas são em cada terminal:
- No TI Barro, será a linha 206 - TI Barro / TI Prazeres (via Jordão).
- No TI PE-15, a linha 1070 - TI Pelópidas / TI-PE-15 (PARADOR).
- Já no TI Pelópidas, serão as linhas 1070 - 1070 - TI Pelópidas / TI-PE-15 (PARADOR), 1922 - Pau Amarelo/ TI Pelópidas e 1958 - Costa Azul/ TI Pelópidas.
Já as demais linhas permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira do veículo, sem a necessidade do uso do cartão VEM.
A integração temporal permite a circulação do passageiro com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é apenas com o uso do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Já as passagens pagas em espécie não contemplam a integração.
Para evitar transtornos e permitir o acesso do passageiro pela porta do meio do coletivo, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque, conforme a necessidade de cada uma.
Os TIs Macaxeira, PE-15, Pelópidas, Joana Bezerra e Barro já utilizam parcialmente o sistema temporal.
Nos terminais integrados da Região Metropolitana do Recife, até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais da cidade.
Nos anos de 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. A implantação do sistema começou no ano de 2014 e está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.
VEM
O usuário que não tem o VEM pode adquirir o cartão de forma gratuita no embarque das linhas que fazem integração temporal nos TIs Barro, PE-15 e Pelópidas.
Para adquirir o VEM, basta procurar a equipe responsável pela distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o procedimento, o usuário recebe o seu cartão VEM Comum.
Tarifa Indevida
Em casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor cobrado, desde que devidamente justificado.
A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858.
O usuário deve informar o dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.
Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode também entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações específicas.
As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.