João Monteiro Neto lança livro ao lado de cantadores, poetas e aboiadores

Publicação é fruto de quarenta anos de pesquisa

Autor lança livro neste sábado, em Gravatá - Divulgação

Após apresentar a obra no Recife, em abril, o escritor João Monteiro Neto lança em Gravatá, no Agreste, neste sábado (27), o livro "Aboio, Poesia, Improviso, Cantoria: Origens", ao lado de cantadores, poetas e aboiadores das regiões do Cariri, da Prata e do Pajeú. O evento acontece no Hotel Fazenda Portal de Gravatá.

A publicação é fruto de quarenta anos de pesquisa no Nordeste e diversos países. Com ela, Monteiro Neto percorre o caminho do Litoral ao Sertão, partindo para o Interior - onde se encontram os focos principais do estudo: as manifestações culturais sertanejas.

O autor percorre a história, desde antiga civilizações até chegar na caatinga. E cita o historiador Câmara Cascudo, a quem chama de "maior nome da história do folclore brasileiro", como alguém que apontou o oriente como origem dessas manifestações culturais, da poesia, do canto de aboio, da cantoria, do repente e do improviso.

  

João Monteiro Neto, então, reconstrói o caminho. "Porque nós irradiamos, a cultura nordestina é muito forte, é muito original. Ela é única. E tem origens no judaísmo, tem origem no cristianismo, tem origem no islamismo e tem origem no hinduísmo, que é a principal raiz, a mais profunda e mais antiga", explica. Influências trazidas pelos portugueses até o Brasil. Segundo o autor, os portugueses trouxeram o trânsito de todo o conhecimento humano entre oriente e ocidente.

E para poder entender todas essas influências, conheceu a Europa de carro, Oriente Médio. Foi ao norte da África. Fez o percurso da cultura humana, do homem, inclusive pré-histórico.

Questionado sobre obras complementares, João Monteiro Neto afirmou que o livro faz parte de uma trilogia. "Embora elas sejam interligadas, elas são completamente independentes. Cada livro explica uma fase", disse. O segundo já está terminado e aprofunda, segundo o autor, o porquê da religiosidade do nosso povo. O terceiro aprofunda a cultura nos seus países de origem. A expectativa do autor é lançar as obras ainda em 2017.

Outras cidades
Gravatá é a primeira cidade do Interior que recebe o lançamento da obra. O autor aportará também em Petrolina, Exu, Serrita, onde ocorre a Missa do Vaqueiro, e segue para Salgueiro.