Kiev

Estátua imponente reabre em Kiev sem símbolos soviéticos e com tridente

Os dois símbolos soviéticos foram substituídos por um tridente, uma forma de desvincular o monumento do passado socialista do país

Kiev - Roman Pilipey/AFP

A estátua imponente que se eleva sobre a capital ucraniana, Kiev, foi reaberta ao público nesta sexta-feira (20), depois que as autoridades substituíram seus símbolos soviéticos pelo escudo do tridente, emblema nacional.

Uma escultura de aço, de 62 metros de altura, sobre um pedestal de 40 metros, representava uma mulher brandindo uma espada em uma das mãos e um escudo com foice e martelo na outra.

Os dois símbolos soviéticos foram substituídos por um tridente, uma forma de desvincular o monumento do passado socialista do país, uma antiga república soviética.

O monumento, conhecido em ucraniano como Batkivshchyna Maty (Mãe da Pátria), foi erguido em 1981, para lembrar a vitória soviética na Segunda Guerra Mundial.

Mas desde a invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, Kiev intensificou o desmantelamento dos momentos da era soviética e renomeou algumas ruas, uma política iniciada após a anexação da Crimeia por Moscou, em 2014.

Para Yuri Savshuk, diretor do Museu de História da Ucrânia, responsável por estátua, “não se trata apenas de uma questão de forma, e sim tem um sentido. Estou completamente convencido de que deveríamos nos desfazer esses símbolos totalitários", disse à AFP.

Alla Sovivska, professora que visitou o museu com seus alunos, são “muito importantes” colocar o tridente, “principalmente neste período difícil. Ajuda a despertar o patriotismo”, ressaltou à AFP.