Trem da Supervia é incendiado próximo a estação Santa Cruz
Ataques de milicianos, causam transtornos na volta para casa da população
Uma composição da SuperVia foi incendiada, na estação de Tancredo Neves, na Zona Oeste, na noite desta segunda-feira (23). Policiais Militares realizaram um cerco na região para que o Corpo de Bombeiros pudesse combater às chamas. Por conta disso, seis estações do ramal Santa Cruz foram fechadas. São elas: Benjamin do Monte, Inhoaíba, Cosmos, Paciência, Tancredo Neves e Santa Cruz.
De acordo com a SuperVia, o maquinista foi obrigado pelos bandidos a abrir a porta, a descer da composição. Os criminosos atearam fogo à cabine do trem. O maquinista conseguiu retornar à estação e todos os passageiros desembarcaram em segurança. Para garantir a segurança de colaboradores e passageiros, composições do ramal Santa Cruz circulam apenas entre a Central do Brasil e Campo Grande.
A SuperVia informou ainda que segue monitorando e atuando em conjunto com as forças policiais para garantir, principalmente, a segurança dos colaboradores e passageiros.
BRT suspenso
O Mobi Rio, consórcio que administra o BRT, suspendeu a circulação de todas as linhas do corredor Transoeste temporariamente, nesta segunda-feira. A opção para os passageiros que precisam ir para Santa Cruz e Campo Grande é utilizar as linhas dos corredores Transolímpica e Transcarioca.
Segundo a Mobi Rio, um articulado da antiga frota foi incendiado e houve tentativa de colocar fogo em um BRT da nova frota, mas o fogo foi apagado e o ônibus já está na garagem. Devido aos impactos provocados na mobilidade da cidade, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de atenção às 18h40. O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
A Prefeitura do Rio recomenda a população que não se desloque pelas regiões afetadas. Há reflexos nos bairros de Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e Magarça. Há reflexos no trânsito das principais vias que cortam estes bairros e ônibus incendiados.