Contabilidade

Academia Pernambucana de Ciências Contábeis comemora 46 anos com posse de dez novos acadêmicos

A comemoração foi realizada no 13º Academicon - Encontro Pernambucano de Contadores com a Apecicon

Academia Pernambucana de Ciências Contábeis comemora 46 anos com posse de dez novos acadêmicos - Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Com o tema Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, a Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon) realizou, na tarde desta terça-feira (28), o 13° Academicon - Encontro Pernambucano de Contadores com a Apecicon. No evento, foram comemorados os 46 anos de existência da entidade, fundada em 1977.

O encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE), no bairro do Prado, Zona Oeste do Recife. No evento, em uma cerimônia histórica, 10 contadores foram empossados como os novos acadêmicos da Apecicon. Com isso, a instituição passa a ter 50 acadêmicos.

"A Apecicon foi fundada com 40 membros, entretanto o tempo passa, as coisas mudam e depois desses anos todos nós estamos convidando mais 10 contadores para pertencerem a nossa Academia. Ela vai passar de 40 para 50 acadêmicos. Isso foi uma coisa histórica, na verdade", afirmou o presidente da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon) e acadêmico, Francisco de Assis Galvão Barreto Pinho.  

Os 10 contadores escolhidos como novos membros da Academia foram: Márcio Alberto, Joaquim Osório, Christian Seiiji, Roberto Nascimento, Ângela Basante, Edson de Melo, Josemi Sidney, Cleto Gilberto, Deborah Marinho e Irani Maria. 

O vice-presidente de fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE), Roberto Nascimento, um dos novos escolhidos para a Apecicon, se formou há 40 anos em ciências contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e disse se sentir lisonjeado e honrado por ter sido escolhido para compor uma das cadeiras da instituição

“Isso gera uma emoção e também uma grande responsabilidade. Como a gente já faz parte do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco e agora vamos fazer parte também da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis, temos mais responsabilidades para executar”, pontuou. 

O acadêmico da Apecicon e membro do Conselho Fiscal da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Eraldo Lucio de Oliveira, destacou que para se tornar um membro da Academia, um dos pré-requisitos é ter experiência de 20 anos na atividade contábil. 

“Os critérios básicos são notória especialização, conduta ilibada, e experiência de cerca de 20 anos na atividade contábil que pode ser como auditor, contador autônomo, perito, nos diversos ramos da contabilidade. É constituída uma comissão que faz uma análise curricular das pessoas propensas a candidatura de ingresso na Academia Pernambucana. Feita a análise por um grupo de trabalho que compõe essa comissão, chega-se ao resultado, como se fosse uma peneira”, comentou. 

13° Academicon 
O evento teve início com a apresentação do presidente da Apecicon, Francisco Galvão. Após a abertura, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e 1° secretário da Apecicon, Álvaro Pereira de Andrade, realizou a palestra "A Importância das Academias de Contabilidade entre Entidades Contábeis". 

No final do encontro, a contadora Joanna Dark Nascimento de Lima recebeu a Medalha de Mérito Acadêmico Professor Dr. Francisco Ribeiro Filho. Já o empresário contábil José Geraldo Lins de Queirós foi reconhecido pelos serviços prestados à Academia. Por fim, a Apecicon realizou um agradecimento pelo apoio recebido à presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE), Maria Dorgivânia Arraes Barbará.

A presidente do CRC-PE e acadêmica da Apecicon, Maria Dorgivânia Arraes Barbará, primeira mulher a assumir a presidência do Conselho, destacou a alegria de abrir as portas do Conselho para a realização do evento. 

"Estar aqui na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco onde aconteceram o 13º Academicon e também o aniversário dos 46 anos da Apecicon é trazer a Academia para o órgão mais célebre da contabilidade. É uma alegria grande abrir as portas do nosso Conselho, da casa do contador e da sociedade pernambucana para que ocorra esse evento", afirmou. 

Ela acrescentou que se sentiu honrada e reconhecida por ter sido homenageada na cerimônia. "Eu penso que o profissional, seja de qualquer setor, e agora a gente falando da contabilidade, quando tem um reconhecimento dos seus próprios colegas, isso é motivo de muita alegria e agradecimento ao nosso Deus. Significa que o trabalho que a gente está exercendo também está sendo visto, tanto pela Academia, como pela sociedade em geral", disse.