4 processos químicos muito importantes que estão presentes em nosso dia a dia

Saiba mais sobre alguns dos principais processos químicos que tornam práticas do cotidiano possíveis

Kindel Media / Pexels

Os processo químicos não estão restritos aos limites de um laboratório, eles ocorrem o tempo inteiro ao nosso redor e dentro dos nossos corpos. Mesmo que não percebamos, as transformações químicas estão presentes em todos os aspectos da nossa vida.

O que são processos químicos?
Qualquer grupo de operações ou operação individual que tenha como resultado a transformação química ou física de um material ou de materiais é um processo químico, conforme o portal do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No contexto industrial, por exemplo, tais processos têm como objetivo transformar matéria-prima específica em produtos a serem comercializados. Por isso, itens que utilizamos e ações que realizamos diariamente não seriam possíveis sem o domínio de conhecimentos químicos e sem a realização controlada de reações químicas como as listadas aqui.

1. Saponificação
O nome pode não ser muito familiar, mas, certamente, o produto derivado desse processo químico é:  o sabão, um item de higiene utilizado múltiplas vezes por dia. 

O processo químico de criação de sabão, a saponificação, funciona através da mistura de uma substância base (como o hidróxido de sódio, popularmente chamado de soda cáustica) com um éster (triglicerídeo proveniente de um tipo de gordura ou óleo) em meio aquoso. 

A reação das substâncias faz a base "quebrar" a gordura ou óleo em partes menores, ou seja, os componentes básicos: ácido graxo e glicerol. As moléculas de sabão são o resultado da junção dos ácidos graxos com a base.

Para determinar a quantidade necessária de base a fim que se obtenha a quantidade correta de sabão é feita a titulação, que trata-se de uma técnica empregada para determinar a concentração de uma substância em uma determinada amostra. 

Isso é possível porque o titulante (uma solução reagente cujo padrão de concentração já é conhecido) é adicionado a amostra e a reação é monitorada, com objetivo de saber quando a saponificação está completa.

2. Combustão 
A combustão é o processo químico entre uma substância combustível e um comburente que libera energia na forma de calor. O combustível é um material oxidável, seja ele gasoso, sólido ou líquido. Já o comburente, responsável por ativar a combustão, costuma ser o oxigênio.

Por resultar na liberação de calor, a combustão é um processo químico exotérmico e não endotérmico, nome dado quando ocorre a absorção do calor. 
Sem a combustão seria impossível acender um fósforo, dirigir um automóvel, utilizar o fogão a gás para cozinhar e tantas outras comodidades da vida moderna. Usinas termelétricas, aquecedores e  fogos de artifício também não existiriam sem esse processo químico.

Infelizmente, determinados processos de combustão, como a queima de combustível fósseis em veículos, acarretam a liberação de poluentes ambientais que prejudicam a saúde dos moradores de centros urbanos e aceleram as mudanças climáticas.

3. Fermentação
O que vinagres, pães, queijos e iogurtes têm em comum, além de serem alimentos consumidos diariamente pela maioria dos brasileiros? A resposta envolve leveduras, bactérias e um processo químico vital para que esses seres produzam a energia necessária para sobreviver: a fermentação. 

Ao contrário da combustão, esse procedimento requer a ausência de oxigênio para ocorrer devidamente e liberar energia. Dessa forma, no meio anaeróbico, os organismos vivos transformam matéria orgânica, por exemplo, açúcares, em produtos metabólicos (ácidos orgânicos, dióxido de carbono e o álcool, um dos produtos mais comuns).

Além dos alimentos já citados, a fermentação também possibilita que a indústria alimentícia produza bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, cachaça e destilados em geral), bebidas probióticas (kombucha, por exemplo) e vegetais fermentados (misso, picles, kimchi etc.).

Neutralização
A neutralização é um processo químico que ocorre quando uma substância básica reage com um ácido e tem como resultado a formação de um sal e de água. 

No dia a dia, utilizamos uma série de produtos cujo funcionamento depende dessa reação ácido-base, desde antiácidos para aliviar a sensação desagradável de azia até cremes cosméticos com ação hidratante desenvolvidos para ajustar o PH da pele e, assim, combater o ressecamento.

Para garantir a remoção eficaz de sujeira e gordura de diferentes superfícies, é comum que produtos de limpeza também se valham do processo de neutralização. Isso pode ser observado nos detergentes, limpadores multiuso, limpadores de forno e mais.

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.