EDUCAÇÃO

"Wokery": conheça o significado da palavra recém-incluída no Dicionário Oxford

Também foi acrescentada a expressão "safe word" (senha para interromper o ato sexual sadomasoquista)

Dicionário Inglês - Pixabay

Você sabe o que é “wokery”? Se não souber, é só procurar o significado no Dicionário Oxford. Nesta quinta-feira (11), um dos mais prestigiados dicionários da língua inglesa anunciou a incorporação de novos vocábulos, como “wokery”. Segundo o dicionário, os substantivos “wokery” e “wokeism” têm sentido depreciativo e se referem a “atitudes ou práticas progressistas ou de esquerda, como opor-se à injustiça social ou à discriminação, são vistas como doutrinárias, arrogantes, perniciosas ou hipócritas”.

O termo, que e é usado para criticar militantes de causas progressistas (como o antirracismo, por exemplo), já é bastante repetido por perfis brasileiros nas redes sociais.

Em inglês, o termo “wokery” tem ainda outro significado, que nada tem a ver com política: um restaurante que oferece refeições servidas em um “wok”, utensílio semelhante a uma frigideira comum em culinárias asiáticas.

O Dicionário Oxford é atualizado quatro vezes por ano. O objetivo é acompanhar as mudanças no uso da língua inglesa. Embora o anúncio tenha ocorrido nesta quinta, “wokery” fora incluído já em dezembro de 2023.

Também foram acrescentados ao dicionário termos relacionados a política, tecnologia, literatura e sexo, como “safe word” (literalmente palavra de segurança), uma espécie de senha usada por participantes de atos sexuais sadomasoquistas para interromper a transa.

Outra adição foi “Chekhov’s gun” (arma de Tchékhov), princípio literário formulado pelo escritor russo Anton Tchékohv que remete a elementos desnecessários incluídos na história, como um revólver que é mencionado mesmo sem ter função específica na trama. Segundo o Dicionário Oxford, nem Tchékhov conseguia se ater sempre ao princípio formulado por ele.