Foto de incêndio em Portugal viraliza e emociona o mundo

Esforço dos bombeiros ganhou homenagens nas redes sociais com registros de momentos vividos por eles e uso da hashtag #herois

Foto mostra grupo descansando depois de horas de trabalho, enquanto aguardava o reabastecimento dos caminhões - Pedro Brás/ Reprodução Facebook

 

Mais de dois mil bombeiros lutam desde o dia 17 de junho contra as chamas em Portugal, que enfrenta o que vem sendo considerado como o maior incêndio da sua história. O esforço deles ganhou homenagens nas redes sociais com a viralização de momentos vividos por eles e a hashtag #herois. Entre as imagens que ganham o mundo, a compartilhada do Facebook a partir do perfil Respeito pelos Bombeiros.
O contingente de soldados, que vem atuando em solo e por meios aéreos, continua mobilizado. Há ao menos 765 veículos e 18 aeronaves envolvidos nas operações.
Incansáveis, os combatentes do fogo acabam parando pouco para descansar, comendo em pé e voltando em seguida para enfrentar o incêndio, que atinge, desde o último sábado, o centro de Portugal.

Leia mais:
Após incêndio, "estrada da morte" em Portugal recebe curiosos
Incêndio florestal deixa 61 mortos em Portugal
Temer manifesta solidariedade ao povo português em razão de incêndio

Até a manhã desta terça (20), o fogo continua ativo em quatro focos nos distritos de Leiria e Coimbra. No entanto, as perspectivas são favoráveis após o controle de 70% das chamas nas últimas horas, segundo dados da Proteção Civil.

No último balanço oficial, o número de mortos está em 64 - entre eles, um bombeiro que tentou salvar uma família presa em um carro. O total de feridos chega a 62 no município de Pedrogão Grande, onde se iniciaram as chamas no sábado, aparentemente pelo impacto de um raio em uma árvore seca, segundo a Polícia Judicial.