Fenearte chega à sua 18ª edição em grande estilo

A estrutura da maior feira de artesanato da América Latina, que será realizada entre os dias 6 e 16 de julho, terá novidades

Neste ano, a exposição dos artesanatos será organizada de acordo com a matéria-prima usada - Leo Motta/arquivo folha

Maior feira de negócios do artesanato da América Latina, a Fenearte chega à sua 18ª edição, neste ano. Mesmo com a retração nos investimentos no ano passado, que giraram em torno de R$ 5 milhões, devido o auge da crise econômica brasileira, o evento promete atingir a maioridade em grande estilo. Nesta edição, a Fenearte entre os dias 6 e 16 de julho e a grande novidade será sua estrutura. A mudança na organização, entretanto, não altera o local que sediará o evento: o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Em edições anteriores, o visitante adentrava e via imediatamente a alameda dos mestres, onde os grandes e renomados artesãos convidados expõem seus trabalhos. E, seguindo pelos corredores, passava pelos stands dos artesãos individuais, das prefeituras e associações, depois pelos artesãos pernambucanos e, após eles, chegava aos estados e países. Agora, no segundo setor, haverá uma reorganização por tipologia. Por exemplo, as alas serão segmentadas por artesanatos em couro, madeira, têxtil, entre outros. A intenção da mudança é deixar produtos do mesmo tipo juntos para facilitar a barganha e pesquisa do consumidor.

Além disso, os salões de arte popular, reciclável e religiosa perderam espaço dentro da feira. Mas os admiradores desses gêneros não precisam se preocupar. Os três serão transferidos para a área externa do Centro de Convenções. E, com isso, os corredores ficarão mais largos e, consequentemente, mais confortáveis, principalmente nos finais de semana, quando aumenta potencialmente o fluxo de pessoas.

Para se ter noção, a Fenearte gerou mais de três mil vagas de empregos temporários, movimentou R$ 40 milhões e recebeu mais de 300 mil pessoas no ano passado. Ou seja, o impacto positivo na economia pernambucana é inegável. Porém só hoje, em coletiva de imprensa, a organização divulgará as expectativas para este ano.