Falta menos de um mês para desligamento do sinal analógico de televisão
Presidente da Anatel), Juarez Quadros, lembrou que sinal será desligado em 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR)
O presidente da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, veio à capital pernambucana nesta sexta-feira (30) para lembrar que falta menos de um mês para que o desligamento do sinal analógico de televisão (TV) seja desligado em 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Na ocasião, ele ainda entregou o kit gratuito de conversão de número 400 mil da localidade.
“Já desligamos o sinal analógico em Brasília, São Paulo e Goiás e agora chegou a vez do Recife, a primeira capital do Norte/Nordeste a receber o sinal digital”, anunciou Quadros, na Gerência Regional da Anatel, na Zona Sul da Capital. Ele frisou, por sua vez, que o Ministério das Telecomunicações exige que 93% dos televisores de cada cidade tenham acesso ao sinal digital para que o analógico seja desligado. Por isso, pediu que quem ainda não se adaptou à mudança instale logo o conversor digital para não ficar sem TV no próximo dia 26 – data marcada para o desligamento.
Quadros disse, no entanto, que são baixos os riscos de o Recife não atingir o percentual exigido. É que, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% das TVs locais já tinham sinal digital há um mês. E, desde então, 400 mil kits gratuitos de conversão já foram distribuídos na região.
Este último foi entregue pelo próprio presidente da Anatel à dona de casa Luciaria Batista, de 55 anos, que mora no Cordeiro com a mãe, a filha e a irmã e temia ficar sem TV no final do mês. “Soube que precisava do conversar pela televisão, mas não tinha dinheiro para comprar. Que bom que consegui de graça”, vibrou Luciara.
Segundo a Seja Digital, entidade sem fins lucrativos responsável pela migração do sinal analógico para o digital, há mais 200 mil kits gratuitos disponíveis para os moradores da região que têm cadastro em algum programa social do Governo Federal. Desses, 100 mil já têm donos e serão entregues na próxima semana. Já o restante pode ser adquirido através de um cadastro que pode ser feito pelo telefone 147 ou pelo site do Seja Digital. Quem não tem direito ao kit gratuito, pode comprá-lo em lojas de eletrodomésticos por uma faixa de preço que vai de R$ 100 a R$ 200.