Mar agitado no Rio: aviso de ressaca, de ondas de até 3 metros, é válido até este sábado
Areia tomou parte das pista da Avenida Delfim Moreira; Marinha emitiu alerta de ressaca
A temperatura vai subir mais uma vez, e nem por isso é hora de se refrescar no mar. O aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil segue válido até as 9h deste sábado (18), para todo o litoral fluminense. As ondas mostraram sua força.
Na cidade do Rio, já no início da manhã desta sexta-feira (17), garis da Comlurb fizeram a limpeza na orla do Leblon, Zona Sul, após a água invadir o calçadão. As equipes retiram areia da ciclovia e das pistas da Avenida Delfim Moreira. A cena se repetiu em Maricá e em Macaé.
O aviso de ressaca da Marinha, que teve início na quinta-feira, prevê ondas na direção sudoeste/sul que podem variar de 2,5 metros a 3 metros de altura, podendo provocar inundações e destruição de estruturas.
Nesta manhã, as ondas ainda se estendiam em boa parte da faixa de areia. Alguns visitantes praticavam exercício na beira do mar, outros registravam com o celular a força das ondas. Um dos quiosques, na tentativa de ser protegido, tinha sacos de areia em seu entorno.
Em Itaipuaçu, Maricá, na Região dos Lagos, o mar invadiu ruas, na noite desta quinta-feira. A força das ondas arrastou caçambas de lixo e assustou quem passava pela orla. O asfalto ficou coberto de areia.
De acordo com a Prefeitura de Maricá, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil não registrou ocorrência, até o momento, após a ressaca do mar. Em nota, o município destacou que em Itaipuaçu "a água do mar invadiu o calçadão e atingiu alguns bares, porém sem danos". Há equipes de limpeza no local e de monitoramento das condições do mar.
O município destaca seguir a sinalização com bandeiras instaladas na areia das praias.
Em Macaé, também na Região dos Lagos, a ressaca do mar atingiu a Praia Campista e o bairro Fronteira. Nesta manhã, havia areia no calçadão e em parte da pista da orla. Em nota, a prefeitura afirma que equipes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil do município seguem em monitoramento 24 horas por dia.
Na Região Metropolitana do Rio, o mar não chegou ao calçadão, mas as marcas da agitação das águas ficou na areia. Durante a limpeza de rotina nas praias, equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) resíduos de maré.
Recomendações de segurança durante a ressaca
- Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
- Evitar a prática de esportes no mar;
- Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.