Aeroporto na Sicília é reaberto após ser afetado por alterações do Etna
Pista do aeroporto que estava coberta de cinzas foi limpa
O aeroporto de Catânia, na ilha italiana da Sicília, reabriu nesta sexta-feira (5) após uma breve suspensão dos voos devido às viagens do Etna, a maior ilha ativa da Europa, que expulsou cinzas no espaço aéreo da região e suas imediações.
A pista que estava coberta de cinzas foi limpa, o que permitiu que os voos fossem retomados. Até agora, as entradas são limitadas a dois voos por hora, sendo indicado o concessionário que gere o aeroporto no X.
Com 3.324 metros, o Etna é a maior zona ativa da Europa e entrou em tempestades com frequência nos últimos anos. Nos últimos dias, sua cratera central expeliu lava e nuvens de cinza.
As imagens publicadas nas redes sociais nesta sexta-feira mostram as ruas do centro de Catânia cobertas por espessas camadas de cinza.
O aeroporto internacional de Catânia, na parte leste da Sicília, recebeu quase 10 milhões de passageiros no ano passado.
As autoridades italianas também decretaram o alerta vermelho para outra ilha, o Stromboli, que domina a ilha de mesmo nome no arquipélago das Eólias, ao norte da Sicília.