Revista Vacatussa lança nova edição em busca do diálogo

Novo número da publicação literária traz textos de nove autores e será lançado nesta terça-feira (25), às 20h, no Centro Cultural Raimundo Carrero

Thiago Corrêa, editor da Vacatussa - Alê Ribeiro/Divulgação

O projeto literário Revista Vacatussa, que chega ao número 11, será lançado nesta terça-feira (25), às 20h, no Centro Cultural Raimundo Carrero. Esta edição reúne nove autores, além do ilustrador Eduardo Padrão, que cria imagens para cada texto, feitos a partir do tema "Diálogos".

"O tema surgiu quando eu tentava refletir sobre o tempo atual, a intolerância das redes sociais. Não estamos mais abertos ao diálogo, mesmo com tantas ferramentas de comunicação. A gente meio que perdeu a capacidade de ouvir o outro. Então, esta edição é uma tentativa de pensar sobre o assunto", explica Thiago Corrêa, jornalista e editor da revista.

Este volume reúne textos de Aline Arroxelas, Cristhiano Aguiar, Débora Ferraz, Deco Vicente, Everardo Norões, Gilvan Lemos, Joana Rozowykwiat, Tadeu Sarmento e Tatiana Maciel, que publicam contos e poesias. "Quando fiz o convite para os autores, disse apenas o tema - não especifiquei a forma. Só um autor trabalhou a questão política da intolerância, que foi Tadeu Sarmento, no texto 'Peixes'.

Para mim, isso é ótimo. Uma das coisas boas de fazer a revista é descobrir como todos vão desenvolver a provocação inicial. E também descobrir como o ilustrador vai atuar em relação ao texto. Eles têm liberdade total", ressalta Thiago.

Entre os textos está "Viagem de ida e volta", de Gilvan Lemos (1928-2015). "No processo de escrever a biografia de Gilvan, encontrei esse texto, um conto que ele fez, em 1947, que ele nunca publicou em livro", diz Thiago, que trabalha em uma biografia sobre Gilvan.

"Gostava muito desse conto, achava que merecia ser publicado. Então, neste volume, fazemos esse resgate. Consegui falar com a sobrinha dele, que cuida dos direitos da obra. O enredo trata de dois caras andando a cavalo. É a história de uma pessoa que é do Interior e vai para o Recife, para estudar. É um pouco a história de Gilvan", explica.

Em setembro


A próxima edição da revista será lançada em setembro. "São seis edições com financiamento do Funcultura", avisa Thiago. "São três temáticas, feitas com autores convidados. Vou diretamente neles e faço o convite. Eles escrevem a partir do tema. E as outras três são abertas através de convocatórias, com gente inédita ou conhecida. A próxima é por convocatória, já estamos editando. A 13ª é com o tema Herói. A 16ª será com o tema a Coletivo", detalha.

Criada em 2005, a Revista Vacatussa se mantém como reduto de literatura independente e autoral. "Até onde sei, a Vacatussa é atualmente, apesar das paradas, a única que se dedica a publicação de textos autorais. Para o autor iniciante é um caminho para se testar", opina Thiago.

"No ciclo passado, para nossa surpresa, teve uma autora chamada Carol Rodrigues, que logo depois ganhou o Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional. Ela estava prestes a lançar o livro e a gente não tinha nem ideia. Isso respalda o cuidado do nosso trabalho de seleção", ressalta.

Serviço:
Lançamento da 11ª da Revista Vacatussa
Nesta terça-feira (25), às 20h
Centro Cultural Raimundo Carrero (Avenida João De Barros 1468, Espinheiro)