Lugares e comidas de estimação

Vanessa Lins é jornalista, editora deste caderno e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado

Vanessa Lins - Felipe Ribeiro

Muita gente me pergunta que lugares da Cidade costumo frequentar. Geralmente, todos estão lá registrados no meu Instagram e aparecem com a frequência proporcional ao meu arrebatamento de paixão atual. Me perguntam também sobre valores, afinal, Recife tem praticando preços altos pelos serviços de alimentação. Daí, não sei filtrar. Gosto de comida boa não importando o valor financeiro - desde que eu consiga pagar, claro - ou o luxo (ou falta de) requinte do lugar. Quem gosta de comer, vai até onde a comida está.
Ando vivendo um caso de amor com o venezuelano Arepas y Del Caribe, em Boa Viagem. Casa simples, restaurante de casal imigrante, lembra o estilo de estabelecimentos de nativos em Nova York ou São Paulo. A comida típica é feita com a maior proximidade da original, sem luxo algum, mas com simpatia saindo pelo ladrão. Recomendo demais. Não fico sem dar uns bons goles nos cafés do Kaffe, na mesma região, da competente barista Lidiane Santos, preparado à perfeição técnica. São como um abraço em dia de chuva. O Reteteu Comida Honesta é outro caso de amor sem data para acabar. Sob os cuidados de Lourdes Barbosa e Thiago das Chagas, o estabelecimento junta tudo o que um mercado justo deveria ter: comida bem executada do ponto de vista técnico, preço razoável, cozinha livre de industrializados e ambiente acolhedor, com direito a quintal sombreado. A moqueca baiana é meu prato da vida lá! Os bolos da Cake & Bake são infalíveis. A fatia, gorda e generosa em cobertura e recheio, traz de volta o bom humor. O de limão siciliano e o de Farinha Láctea são meus prediletos. Ah, a lista é imensa, caberia em várias colunas como essa mas, garanto que, de vez em quando, vou falando das minhas comidas preferidas e andanças.

Hiato
A crítica gastronômica ficou de luto com o falecimento de Christian Millau, cofundador do guia Gault e Millau e promotor do movimento nouvelle cuisine, morreu no último dia 5 na França, aos 88 anos. “Millau revolucionou o mundo da gastronomia, apoiando-se em alguns chefs os quais ele descobriu, como Michel Guérard e Joël Robuchon”, recordou Côme de Chérisey, diretor da publicação.

Hambúrguer
O Burger Fest mudou de nome e, este ano, virá como Burger Cult e já tem data marcada para rolar. O circuito de hamburguerias será de 18 de agosto a 3 de setembro, e terá mais de 20 participantes com sanduíches exclusivos. Já no dia 2 de setembro, a organização fará uma hamburgada na rua, no bairro de Boa Viagem.

Bolhinhas
A marca de chá com bolhinhas (as bubbles tea) Tea One criou novas bases para os seus chás geladinhos. Além do verde, preto e do ma­te, agora oferece chás branco e de hibisco para serem misturados com néctar de frutas, tirinhas de gelatina e de bolhinhas saborizadas. A grife tem quiosques nos shoppings Recife, Plaza e RioMar.

Ajuda na dieta
Diego Alliz e Gley Ferreira são os nomes à frente da Bon Jour Comfort Food, um delivery especializado em comida leve. Com menu da nutricionista Eduarda Bold, há 25 versões de refeição combinando carnes, aves, peixe, frutos do mar e saladas. O serviço dispõe de pacotes de cinco a 20 dias, e os pedidos são on-line pelo site www.bonjourfood.com.br.