Câmara dos Deputados

Elmar Nascimento deverá ser segundo vice-presidente da Câmara após não viabilizar candidatura

Deputado também está de saída da liderança do União Brasil

Hugo Motta e Elmar Nascimento - reprodução

O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), deverá escolhido para a segunda vice-presidência da Casa. O deputado tentou ser candidato a presidente da Casa, mas não conseguiu o apoio da maioria dos partidos e foi convencido pelo União a apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB).

Ele também irá sair da liderança da legenda, e deve ser substituído por Pedro Lucas Fernandes (MA).

O cargo na Mesa Diretora é visto como uma compensação para Elmar.

Os principais cargos da Mesa após a presidência, que deve ter Motta como vencedor, serão do PL e do PT. Os deputados Altineu Cortes (PL-RJ) e Carlos Veras (PT-PE) deverão ser primeiro vice-presidente e primeiro-secretário respectivamente.

A segunda vice-presidência inicialmente iria para o PP, mas o partido concordou em desistir do posto para dar lugar a Elmar. A legenda agora irá indicar o deputado Lula da Fonte (PP-PE) para a segunda-secretaria, que cuida da relação da Câmara com as embaixadas.

As outras duas secretarias serão indicadas pelo PSD e pelo MDB.

Com isso, a distribuição dos cargos da Mesa Diretora chegam a uma conclusão de acordo. Por outro lado, há ainda um imbróglio envolvendo a relatoria do orçamento e as comissões.

O União Brasil e o MDB disputam indicar o relator do orçamento e ainda não entraram em consenso. A expectativa é que a indefinição continue pelo menos até março.

Pelo acordo desenhado, o partido que não conseguir o orçamento deverá indicar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa.