RIO DE JANEIRO

Avião destruiu cabine do carro de manutenção após batida durante decolagem no Galeão; veja imagens

De acordo com concessionária, aeroporto segue operando normalmente para pousos e decolagens

Caminhonete de manutenção completamente destruída - Reprodução

O avião da Gol que colidiu contra um carro de manutenção do Aeroporto do Galeão no momento em que se preparava para decolar, na noite desta terça-feira, com destino a Fortaleza (CE), segue no local, na manhã desta quarta-feira. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a cabine do veículo atingido totalmente destruído pelo Boeing 737 Max que aceleava para decolar na pista do aeroporto internacional. A batida é alvo de uma investigação.

Segundo a concessionária RIOGaleão, equipes do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) já estão no local do acidente, que foi preservado, e começarão a apurar as causas do incidente. O aeroporto continua operando normalmente para pousos e decolagens.

A assessoria de imprensa do RIOGaleão não informou o que o veículo de manutenção fazia na pista no momento em que o avião se preparava para decolar.

 

A batida foi por volta das 22h e não deixou feridos. Os passageiros do voo 1674 foram desembarcados da aeronave ainda na pista.


Um dos passageiros gravou em vídeo o momento da colisão:




Em outro vídeo, é possível ver a equipe de resgate na pista, ao lado do avião, e passageiros sendo retirados da aeronave:




Átilla de Oliveira, procurador do estado do Ceará, estava no avião. Ele conta que estava gravando a decolagem quando ouviu um barulho e sentiu o tranco da colisão:

— O voo não estava tão lotado. Estava próximo da metade da pista. Deu um barulho bem grande e um sopapo, e imediatamente o piloto começou a frear a aeronave. A gente ficou achando que o motor tinha explodido, o pneu tinha furado, algo assim.

Segundo ele, os bombeiros chegaram logo depois:

— Veio uma equipe dos bombeiros, jogou água no avião, e fomos informados que havia sido uma colisão com uma viatura que estava na pista. Depois que saímos do avião, não deu para ver nenhum estrago.

Átilla conta qual foi a reação dos passageiros após a colisão:

— Inicialmente, as pessoas ficaram apavoradas. Depois, todo mundo deu graças a Deus por não ter acontecido nada sério e estar vivo.

A íntegra da nota do RIOGaleão divulgada na manhã desta quarta-feira:

"O RIOgaleão informa que, na noite desta terça-feira, por volta das 22h, ocorreu um incidente sem vítimas envolvendo um carro de manutenção e uma aeronave em uma das pistas do aeroporto. Não houve feridos, e todos os passageiros já desembarcaram. O aeroporto segue operando normalmente para pousos e decolagens.

O SERIPA III já está no local, que foi preservado pela concessionária, e dará início à investigação das causas do incidente".