Vinho e Carnaval combinam? Somelière dá dicas para degustar a bebida na folia de Momo
Se sua escolha é passar o Carnaval aproveitando a Folia, um vinho refrescante e geladinho pode, sim, ser uma excelente escolha; confira as sugestões
As prévias de Carnaval já estão a todo vapor e muitos apreciadores de vinho ficam na dúvida sobre a combinação vinho e folia, será que ela funciona? Se sua escolha é passar o Carnaval aproveitando a folia, um vinho refrescante e geladinho pode sim ser uma excelente escolha. Confira as dicas sugeridas pela somelier da distribuidora de vinhos pernambucana Wine Concept Brasil.
"Se você curte para valer a festa de rua, o calor pede um espumante ou um vinho branco ou rosé leve, fresco e com teor alcoólico mais baixo. Um vinho português como o Coração Obra Prima, feito na região dos Vinhos Verdes, que só tem 9,5% de álcool, é um excelente exemplo. E vinhos assim tem mais uma facilidade: tampa screwcap (de rosca), mais fáceis de abrir e que não precisam de saca-rolha", comenta Jorgeane Meriguette.
Quais vinhos escolher?
Vinhos de entrada com as uvas chardonnay, sauvignon blanc, pinot noir e moscato costumam ser uma ótima escolha. A refrescância dos espumantes também combinam muito com Carnaval, assim como vinhos produzidos na região dos Vinhos Verdes, em Portugal.
Outra dica é levar com você taças de acrílico ou de plástico e colocar seu vinho branco ou rosé geladinho numa garrafa térmica. "Se o consumo for no mesmo dia da garrafa aberta, a bebida não perde qualidade. Você pode tomar seu vinho preferido, sem se preocupar", afirma a somelière.
Segundo a especialista, drinques com vinho branco ou espumante também são uma escolha perfeita para a Folia: o Clericot (espumante ou vinho branco com frutas e licor de laranja), o Aperol Spritz (espumante, Aperol e água com gás), a Mimosa (espumante com suco de laranja). "O importante é não abrir mão da sua bebida preferida e beber com moderação", conclui Jorgeane.