Vídeo mostra erupção do vulcão Kilauea, no Havaí, que expeliu lava a mais de 90 metros de altura
O vulcão mais ativo do Havaí está em erupção intermitentemente desde dezembro
Kilauea, o vulcão mais ativo do Havaí, entrou em erupção novamente esta semana, lançando explosivas rajadas de lava alaranjada para o céu por várias horas seguidas até a manhã de quarta-feira. Foi a nona erupção do vulcão desde dezembro, segundo autoridades.
Essa erupção durou 22,5 horas, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (U.S. Geological Survey – U.S.G.S.), chegando, em alguns momentos, a expelir lava a mais de 90 metros de altura.
Uma transmissão ao vivo compartilhada pelo U.S.G.S. mostrou o vulcão em erupção por várias horas na terça e na quarta-feira. As nove erupções do Kilauea desde 23 de dezembro duraram de 14 horas a 8,5 dias.
Segundo a agência, fragmentos vulcânicos e "altos níveis de gás vulcânico" continuam sendo uma preocupação, pois podem ser levados pelo vento em direção a áreas residenciais. No momento, entretanto, as casas não estão em perigo.
A erupção ocorreu dentro de uma área fechada do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, na Ilha Grande do Havaí. Jessica Ferracane, porta-voz do parque, afirmou por e-mail que a erupção estava "inteiramente contida" dentro da caldeira no cume do vulcão.
A distância mais próxima que as pessoas podem chegar da erupção é de cerca de 2,4 km. Para turistas em potencial, que vêm em grande número todos os anos para observar a atividade vulcânica, o Serviço de Parques Nacionais recomenda chegar cedo pela manhã para evitar multidões e conseguir estacionamento.
Kilauea é o vulcão mais jovem do Havaí, tendo se formado inicialmente debaixo d'água há 280.000 anos, segundo o Serviço de Parques Nacionais. Ele tem entrado em erupção intermitentemente desde 1983.