Alceu Valença comanda o bloco Bicho Maluco Beleza na sua estreia neste domingo (23), no Recife
O cortejo, que desde 2015 arrasta multidão em São Paulo, promete fincar raízes em Pernambuco
''Vamos olhar primeiro se o povo vai gostar, se gostar vai ter para o ano também''. Pelo menos o 'povo' de São Paulo gosta (e muito) do Bicho Maluco Beleza, que por lá paira desde 2015 quando o seu comandante, Alceu Valença, apresentou a centenas de foliões a sonoridade do Carnaval de Pernambuco.
No entanto, pelas Terras dos Altos Coqueiros, o bloco fará sua estreia neste domingo (23), como prévia da Folia de Momo, festa considerada pelo cantor e compositor pernambucano, de 78 anos, uma ''vitamina da arte e da alegria''.
Com participação de Elba Ramalho - uma das homenageadas do Carnaval de Recife - além de Martins, Juba e Madu, Alceu chega ao Recife para, em meio às suas raízes, percorrer da Rua da Aurora ao Bairro do Recife, contando ainda com a Nação do Maracatu Encanto do Pina, a troça Abanadores do Arruda e os caboclinhos da Tribo Indígena Carijós.
"Elba Ramalho canta muito frevo, é preciso ter algo diferenciado, pois nem todo mundo canta frevo (...) as pessoas que eu estou colocando nesse bloco são pessoas que cantam frevo'', ressalta o artista, em conversa com a Folha de Pernambuco.
E tome fôlego
E na véspera da estreia do bloco no Recife, o Bicho Maluco Beleza vai povoar o entorno do Ibirapuera, em São Paulo - que tem reverenciado a folia da cidade como “o maior Carnaval de rua do Brasil”.
''O Carnaval de Pernambuco tem mais tradição, em São Paulo só está começando'', defende Alceu, reforçando a necessidade de valorizar a festa no Estado. ''É focar no frevo, no maracatu, no ijexá, nos blocos líricos, de rua e nas orquestras. A gente tem que olhar a nossa diferencialidade'', complementa.
Repertório
Desde a literalidade de um ''Voltei Recife'', a clássicos como ''Bom Demais'', ''Diabo Louro'', ''Ciranda da Rosa Vermelha'' e, claro, ''Anunciação'' - hino cujos versos ''tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais'' servem como bálsamo que ameniza a espera pelos dias de Carnaval em Pernambuco - devem integrar o repertório do bloco no Recife.
''Tropicana'', ''Girassol'', ''Belle de Jour'' e ''Táxi Lunar'' também estarão no set list do ''arrastão'' inédito do Bicho Maluco Beleza por aqui - que tem assinatura das produtoras Pipoca, Zeroneutro e Tropicana, e apoio da Prefeitura do Recife.
A propósito, o derradeiro domingo antes dos dias oficiais da folia no Estado pode marcar mais uma data para o calendário local da festa: o bloco Bicho Maluco Beleza como parte efetiva do Carnaval de Recife. Alceu acha “bem provável”, desde que o povo goste, claro. Alguma dúvida?
Sobre
O bloco que leva o nome de um dos seus hinos carnavalescos, o Bicho Maluco Beleza, foi fundado em Olinda no ano de 1992, a partir do estandarte criado pelo artista plástico Bajado.
Depois de arrastar foliões pelas ladeiras históricas da cidade, o cortejo foi levado para cima de um trio elétrico no Carnaval de São Paulo, em 2015.
SERVIÇO
Alceu Valença - Bloco Bicho Maluco Beleza
Com Elba, Juba, Madu, Martins, entre outras atrações
Quando: 23 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: Rua da Aurora
Acesso gratuito