Tarifaço de Trump: reuniões técnicas entre Brasil e EUA começam semana que vem
Chanceler Mauro Vieira conversou, nesta sexta-feira, com representante comercial dos EUA
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou nesta sexta-feira, por 40 minutos, com o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, sobre a nova política comercial do presidente Donald Trump.
Foi o segundo contato de alto nível entre autoridades dos dois países.
Ficou acertado que, a partir da semana que vem, haverá reuniões técnicas entre representantes dos governos do Brasil e dos EUA.
O objetivo é buscar um acordo que evite prejuízos às exportações brasileiras de aço alumínio. Segundo o Itamaraty, Vieira e Greer fizeram um balanço positivo sobre o comércio bilateral.
Assim que voltou à presidência, Trump anunciou que, a partir deste mês, as compras de siderúrgicos e alumínio de todos os países, incluindo o Brasil, terão uma tarifa de 25%.
Além disso, o governo americano informou que vai aumentar tarifas de importação de produtos com imposto maior do que o pago ao chegar nos EUA.
Um exemplo é o etanol, que tem uma tarifa de 18% no Brasil e 2,5% nos EUA.
Na última quinta-feira, Brasil e EUA deram o primeiro passo para a negociação de um acordo, em uma reunião entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, e o representante comercial da Casa Branca.