Acidente

Aurelio Martinez: saiba quem era músico e político que morreu em queda de avião em Honduras

Aeronave teria feito 'um giro brusco para a direita da pista logo após a decolagem e caiu na água'

Aurelio Martinez: saiba quem era músico e político que está entre vítimas de queda de avião em Honduras - Reprodução/Facebook

Um dos mortos no trágico acidente aéreo ocorrido nesta segunda-feira em Roatán, no norte de Honduras, foi o renomado cantor e político hondurenho Aurelio Martínez, de 55 anos.

O acidente, que envolveu um avião com 18 ocupantes, resultou na morte de pelo menos 12 pessoas.

O avião, que decolou da ilha caribenha, perdeu a estabilidade e caiu no mar pouco após a decolagem, deixando ainda um desaparecido e cinco sobreviventes, conforme informado pelas autoridades locais.

Quem foi Aurelio Martinez?
Aurelio Martinez Suazo nasceu em 1969 e foi um renomado músico e político hondurenho. Conhecido por suas contribuições para a música e a cultura do povo Garifuna — grupo étnico de origem afro-indígena que vive na América Central —, ele ficou famoso como cantor, percussionista e guitarrista.

O músico também se destacou ao tornar-se o primeiro membro negro do parlamento de Honduras, onde esteve entre 2006 e 2010. Durante o mandato, defendeu os direitos e o reconhecimento dos Garifuna e de outras comunidades.

"O acidente aéreo em Roatán deixa, lamentavelmente, 12 pessoas falecidas, 5 com vida e um desaparecido", afirma um comunicado divulgado pelos bombeiros.

"Foram resgatadas 10 pessoas e acabam de nos informar do hospital que seis morreram", disse aos jornalistas o major Wilmer Guerrero, do Corpo de Bombeiros.

Ele indicou que o avião caiu em um local "bastante fundo" a um quilômetro da costa, onde nove mergulhadores atuaram para resgatar as vítimas.

Inicialmente, funcionários do governo local afirmaram que 17 pessoas estavam no avião, mas depois os bombeiros e a polícia indicaram que eram 18.

Segundo o major Guerrero, entre os feridos está uma passageira francesa de 40 anos, que foi "transferida para o hospital (Mario) Catarino Rivas" na cidade de San Pedro Sula.

O avião da companhia Lanhsa decolou ao anoitecer de Roatán, uma das Ilhas da Baía, um dos principais destinos turísticos de Honduras, rumo ao porto de Ceiba, no continente.

"O avião quase caiu em cima de nós, eu estava pescando", relatou ao canal HCH um homem cuja identidade não foi divulgada.

A pista do aeroporto internacional Juan Manuel Gálvez fica à beira do mar, na parte sul da ilha de Roatán.

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, disse que "acionou de maneira imediata a equipe do Comitê de Operações de Emergência", formado pelas Forças Armadas, bombeiros e outras instituições, para auxiliar as vítimas do acidente.

"Os hospitais públicos de San Pedro Sula e La Ceiba estão prontos para atender os passageiros que viajavam", acrescentou a presidente em sua conta na rede social X.

A aeronave, "no momento da decolagem, fez uma curva acentuada para o lado direito da pista, caindo na água", relatou Carlos Padilla, funcionário da Aviação Civil.

O avião Jetstream 42 "sofreu uma aparente falha mecânica no momento da decolagem e perdeu o rumo para Ceiba", disse a polícia hondurenha em comunicado.

"A aeronave, que transportava 15 passageiros, dois pilotos e uma tripulante, perdeu força nos motores e caiu no mar aproximadamente a um quilômetro da pista aérea", acrescenta a nota.