Haddad discute transição ecológica e reforma do G20 na França
Reuniões em Paris começam nesta segunda; ministro volta ao Brasil na quarta-feira
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, começa nesta segunda-feira uma série de reuniões na França para discutir a transição ecológica e a reforma do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana).
Segundo o Ministério da Fazenda, as conversas econômicas estão concentradas nos seguintes eixos:
Reformas econômicas no Brasil e na França;
Cooperação multilateral, arquitetura financeira internacional, reforma do G20;
Transformações ecológicas e sustentabilidade financeira;
Complementaridade entre setores econômicos no Brasil e na França.
Haddad pretende apresentar ao governo e a empresários franceses oportunidades de investimento estrangeiro no Brasil trazidas pela Reforma Tributária, regulamentada no ano passado e que entrará gradualmente em vigor a partir de 2026.
Os destaques na área ambiental, por sua vez, são o Mecanismo de Financiamento das Florestas Tropicais (TFFF, na sigla em inglês) e a integração do mercado global de créditos de carbono.
Nesta segunda-feira, o ministro participará de uma conferência na universidade Sciences Po, em Paris, sobre uma avaliação dos dez anos do Acordo de Paris. O encontro será moderado pelo filósofo ambiental Pierre Charbonnier e pela economista e negociadora-chefe do acordo, Laurence Tubiana.
Às vésperas de sediar COP30: Brasil vê resistência do Congresso a temas ambientais aumentar
Na terça-feira, Haddad terá uma reunião bilateral com o ministro da Fazenda francês, Éric Lombard. Em seguida, terá encontro com empresários franceses e discursará na cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil–França. Haddad embarca no mesmo dia para o Brasil e chega a Brasília na madrugada de quarta-feira.