Conheça "Pelicano", obra de Francisco Brennand quebrada por mulher na SP-Arte; entenda o caso
A Oficina Francisco Brennand informou, por meio de nota, que a obra não pertencia ao acervo da instituição
Uma obra do pernambucano Francisco Brennand que estava exposta na SP-Arte, em São Paulo, de 2 a 6 de abril, foi atingida e quebrada.
A escultura em cerâmica esmaltada batizada de "Pelicano" caiu no chão depois que uma mulher perdeu o controle da motoneta na qual trafegava pelo espaço.
Vídeo que mostra a peça em pedaços tem centenas de milhares de visualizações no TikTok. A legenda das imagens, no entanto, comete um equívoco ao referir-se à obra como "vaso milenar".
A Oficina Francisco Brennand, instituição no Recife responsável por cuidar da obra e legado do artista, falecido em 2019, identificou a obra, esclarecendo, por meio de nota, que ela não pertencia ao acervo da instituição.
"Após consulta ao acervo do artista, registrado no sistema digital de catalogação do museu, a obra se chamaria 'Pelicano' ou 'Pelicanus' e não pertencia à coleção da instituição. O acervo da Oficina Francisco Brennand é constituído pela produção realizada pelo artista Francisco Brennand ao longo de quase 50 anos. Desde de 2019, com a criação do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand, parte dessa produção se transformou em patrimônio da instituição", diz o comunicado.
Sobre a obra
"Pelicano" é uma escultura feita de cerâmica esmaltada, policromizada e vitrificada em alta temperatura.
Existem várias versões da escultura, com diferentes dimensões e numerações. Algumas versões têm a assinatura do artista no corpo da ave e uma chancela em cortiça assinada, datada e numerada.
Repercussão
A SP-Arte ainda não se pronunciou oficialmente sobre o incidente, mas postou uma galeria de fotos em suas redes sociais, em referência ao erro no vídeo do TikTok de que a cerâmica destruída seria uma "obra milenar" - o artista nasceu em 1927 e faleceu em 2019.
"Cerâmicas (não milenares) que estiveram na SP-Arte 2025 e continuam intactas", escrevu o perfil da exposição.