TURISMO

Olinda inicia revitalização da sinalização do Sítio Histórico com foco no turismo e na preservação

Ação busca melhorar a orientação de moradores e turistas, além de reforçar o acesso às informações sobre a história do local

Sinalizações foram instaladas no Sítio Histórico de Olinda - Alice Mafra/Secom Olinda

Olinda, na Região Metropolitana do Recife, deu início, nesta quarta-feira (9), à instalação de uma nova sinalização turística em seu Sítio Histórico. 

A ação na cidade, reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade, busca melhorar a orientação de moradores e turistas, além de reforçar o acesso às informações sobre o local.

Durante uma cerimônia simbólica realizada em frente à Igreja da Sé, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, destacou o impacto do projeto para o fortalecimento do turismo e da identidade cultural da cidade.

“Carregamos um título de extrema importância, reconhecido mundialmente: Patrimônio Histórico da Humanidade. Olinda não pode ficar para trás quando se trata de turismo, história e cultura. Somos uma cidade que respira arte, resistência e tradição. Agora, com essa sinalização, vamos contar um pouco dessa história a quem nos visita”, afirmou.

A nova sinalização inclui totens, placas informativas, painéis com mapas da cidade e sinalizações de piso em mármore. No total, serão instalados 84 equipamentos em pontos estratégicos do Sítio Histórico.

Os dispositivos também oferecem conteúdos em inglês e espanhol, além de QR Codes que direcionam os visitantes a informações detalhadas sobre monumentos, ruas e pontos de interesse.

“É a nossa história sendo contada para o mundo. Uma conquista importante para Olinda e seu povo, que merece ser celebrada”, disse o secretário de Cultura e Patrimônio, Luiz Adolpho.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Olinda, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), a Vale S.A. e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A previsão é de que toda a sinalização esteja instalada até o início de maio.