Prefeitura do Recife entrega primeira etapa da reforma do Mercado da Encruzilhada
Equipamento ganha nova área para venda de pescados, além de praça de alimentação
O prefeito do Recife, João Campos, por meio da Conviva - Mercados e Feiras, entregou nessa quinta-feira (17) a primeira etapa das obras de reforma do Mercado da Encruzilhada, um dos mais tradicionais centros de comércio popular na Zona Norte da cidade.
Veja as fotos
Como parte de um investimento total de cerca de R$ 6,5 milhões, o mercado ganhou uma nova área dedicada à venda de pescados e uma moderna praça de alimentação, a Praça Capiba Gastrô, oferecendo mais conforto e estrutura para permissionários e frequentadores.
Com 198 boxes, o Mercado da Encruzilhada segue como um importante ponto de encontro e símbolo da cultura local, da diversidade de produtos e da gastronomia regional.
"O espaço foi totalmente requalificado. Fizemos uma abertura para a área externa, com as operações de restaurante e alimentação; o pátio, com as mesinhas, guarda-sol, para ter mais um espaço de convivência na cidade, além da área de pescados", detalhou o prefeito João Campos.
Também presente na visita, o diretor-presidente da Conviva, Gabriel Leitão, destacou a importância das requalificações para a valorização dos mercados e feiras do Recife.
"O Mercado da Encruzilhada tem 101 anos e, em 1950, ganhou um novo edifício, que foi um verdadeiro orgulho da engenharia pernambucana. Embora tenha passado por reformas, o mercado preserva suas características originais e continua oferecendo de tudo, desde frutas até artesanato e pescados. Sem contar que é um ponto gastronômico querido dos recifenses", ressalta Gabriel.
Na nova área de pescados, as obras incluíram a remoção e substituição do piso de granilite, construção de divisórias e revestimento cerâmico nas paredes, além de novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Os boxes também ganharam forro em PVC, balcões, pias e melhorias na acessibilidade, além da recuperação das grades de acesso à peixaria.
Na praça de alimentação, foram realizadas intervenções semelhantes, com fundação, pilares, vigas, vedação das paredes, revestimento cerâmico, pintura e instalação de novas estruturas elétricas, hidrossanitárias e de acessibilidade. O espaço também ganhou escadaria externa e portas de enrolar nos boxes.
As obras seguem em andamento. Estão em curso a recuperação das cobertas, padronização e individualização das instalações elétricas, modernização dos sistemas hidráulico e sanitário, além da restauração do reservatório superior e da cisterna.
A intervenção também inclui a reconstrução da casa de bombas, recuperação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), instalação de novos revestimentos, pintura e pavimentação.