televisão

Agricultura urbana e hortas comunitárias são tema do Xodó de Cozinha neste sábado (26)

Chef Regina Tchelly recebe o arquiteto e urbanista Marllon Sevilha. Eles preparam três receitas com chuchu, desmistificando a ideia do alimento não ter gosto e ser sem graça

Trecho do Xódo de Cozinha deste sábado (26) - Frame TV Brasil

O papel da agricultura urbana e a contribuição das hortas comunitárias são temas da edição inédita do programa "Xodó de Cozinha" que a TV Brasil apresenta neste sábado (26), às 13h.

A chef Regina Tchelly recebe o arquiteto e urbanista Marllon Sevilha para conversar sobre o assunto.

Eles ainda preparam três receitas saborosas com chuchu, que desmistificam a ideia de que o alimento não tem gosto e é sem graça.

A produção original do canal público prioriza a alimentação saudável, nutritiva, de baixo custo e com uso integral dos alimentos. O "Xodó de Cozinha" está disponível no app TV Brasil Play e também pode ser acompanhado no YouTube da emissora.

O programa lebra que o chuchu tem fama de ser um alimento sem sabor, mas a apresentadora Regina Tchelly explica que o segredo para aguçar o paladar está no preparo desse legume.

Durante a atração da TV Brasil, com a ajuda de Marllon Sevilha, a chef faz um empanado crocante de chuchu, além de cremosinho e doce com a hortaliça.

Nutritivo e coringa, o chuchu é de simples plantio, o que faz dele um alimento abundante.

Convidado e anfitriã discutem como os espaços de cultivo das hortas comunitárias ampliam a capilaridade da agricultura urbana.

Esses espaços coletivos não só oferecem alimentos para a comunidade, mas também colaboram com o desenvolvimento ambiental saudável, muitas vezes ocupando terrenos vazios.

"As hortas urbanas, sobretudo as comunitárias, têm um papel muito importante porque elas vão conseguir em alguma medida disseminar o conhecimento a respeito de educação ambiental, segurança alimentar e do aproveitamento integral dos alimentos", explica o arquiteto e urbanista.

Marllon Sevilha também destaca a perspectiva social da iniciativa. 

"Poder contar com hortas inseridas em territórios de favela, na periferia e no subúrbio é fundamental para as cidades. Elas garantem a alimentação para as populações mais vulneráveis", afirma o entrevistado.

Sobre o Xodó de Cozinha
Apresentado pela chef Regina Tchelly na TV Brasil, o programa "Xodó de Cozinha" busca incentivar a alimentação saudável e de baixo custo.

A temporada de estreia tem 26 episódios. Cada edição conta com um convidado especial para preparar receitas com um alimento específico e conversar sobre um tema. 

A produção recebe personalidades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidarta Ribeiro, entre outros.

Com seu afeto e carisma, a chef Regina Tchelly tem uma linguagem bastante característica para cativar o público e os entrevistados da nova atração televisiva. 

"Os convidados são incríveis e fico feliz de estar reunida com tanta gente que está fazendo acontecer, mostrando que é possível comer bem, de forma saudável e acessível", conta.

Os assuntos discutidos na produção giram em torno de questões como sustentabilidade, combate à fome, sazonalidade dos alimentos, geração de renda, empreendedorismo e educação financeira.

Além disso, o programa valoriza a cultura tradicional e afetiva, além de abordar pratos que evocam memórias e heranças culinárias.

A atração é gravada na cozinha do projeto Favela Orgânica, iniciativa idealizada por Regina Tchelly que há 13 anos promove a culinária saudável nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro.

Coprodução realizada pela TV Brasil com a Kromaki, o "Xodó de Cozinha" tem direção de Pedro Asbeg.

Favela Orgânica
O Favela Orgânica já recebeu diversos prêmios, nacionais e internacionais, por suas ações que visam promover a segurança alimentar, capacitação profissional e uma mudança na cultura de consumo e desperdício de alimentos.

Chef de cozinha, empreendedora social e fundadora do projeto, Regina é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.