Putin assina decreto que renomeia aeroporto de Volvogrado para "Stalingrado" em homenagem a Stalin
Mudança é feita em homenagem ao papel da cidade na batalha da Segunda Guerra Mundial
Um novo decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin na terça-feira renomeia o aeroporto da cidade de Volgogrado como Aeroporto Internacional Stalingrado, em homenagem ao papel da cidade na Batalha de Stalingrado durante a Segunda Guerra Mundial.
O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, assinou em seguida uma ordem para oficializar a mudança.
O gesto simbólico ocorre após anos de resistência popular a propostas de restaurar o nome da era soviética.
No entanto, o decreto de Putin especifica que a mudança se aplica apenas ao aeroporto e “não implica em alteração do nome da cidade”.
Volgogrado recebeu o nome de Stalingrado em 1925, em referência ao ditador soviético Josef Stalin, mas teve o nome alterado em 1961, durante a campanha de desestalinização da União Soviética.
Segundo o governador Andrei Bocharov, a proposta partiu de veteranos de guerra que lutaram na Ucrânia, que pediram o retorno do nome “real, orgulhoso, masculino e heroico”.
Em resposta, Putin afirmou:
— A palavra deles é uma ordem para mim — durante uma visita à cidade.
Nos últimos anos, o nome Stalingrado já vinha sendo usado temporariamente durante feriados e datas comemorativas. Neste mês, a agência de aviação civil russa Rosaviatsia autorizou o uso dos nomes históricos Stalingrado e Leningrado para os aeroportos de Volgogrado e São Petersburgo entre os dias 8 e 10 de maio.
— Trazer temporariamente os nomes históricos de volta às ondas de rádio das nossas cidades heroicas é o mínimo que podemos fazer para honrar a coragem e a resiliência de seus defensores e moradores — disse a agência de aviação.