ESTADOS UNIDOS

Trump diz que pode dar mais prazo para TikTok evitar banimento nos EUA

Presidente afirmou que quer mantê-lo acessível aos americanos, mas exige que empresa chinesa venda a operação

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Saul Loeb / AFP

O presidente Donald Trump disse que daria mais uma prorrogação ao TikTok para vender sua operação a um proprietário americano, caso isso fosse necessário para fechar um acordo.

Trump afirmou ter “um certo carinho” pelo aplicativo popular e disse que gostaria de concluir uma transação que mantivesse o TikTok disponível para os americanos, em entrevista ao programa Meet the Press, da NBC, com Kristen Welker, exibida neste domingo.

 

Em abril, Trump já havia estendido por mais 75 dias o prazo para a ByteDance, empresa controladora do TikTok, se desfazer das operações nos Estados Unidos. Ele declarou à NBC que talvez não seja necessário um novo adiamento.

Trump já indicou anteriormente que as objeções da China às suas novas tarifas atrapalharam o acordo de venda da operação americana do TikTok, que precisa da aprovação de Pequim.

O Congresso aprovou — e o ex-presidente Joe Biden sancionou — uma lei que exige que o TikTok seja desvinculado da propriedade chinesa e encontre um comprador americano. Trump atribuiu ao aplicativo parte do aumento de sua popularidade entre os eleitores jovens durante a campanha de 2024.