ALIANÇA

Ucrânia: líderes da Europa chegam a Kiev em meio a pressão por cessar-fogo de 30 dias

Segundo o presidente francês, "é um momento histórico para uma maior independência em prol da segurança" europeia

Líderes europeus prestam suas homenagens às vítimas da guerra no Memorial dos Mortos na Praça da Independência em Kiev - Stefan Rousseau / POOL / AFP

Os líderes da França, Alemanha, Polônia e Reino Unido chegaram hoje a Kiev, capital da Ucrânia, e se encontraram com o presidente do país, Volodymyr Zelensky, em uma demonstração conjunta de apoio. A viagem acontece enquanto se intensificam os apelos europeus, juntamente com o presidente dos EUA, Donald Trump, para que a Rússia concorde com um cessar-fogo de um mês para a guerra.
 

A visita, que marcou a primeira vez que os líderes dos quatro países viajaram juntos para a Ucrânia, acontece no último dia de um cessar-fogo unilateral de três dias declarado por Moscou.

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou a jornalistas que a viagem "é um momento histórico para a defesa europeia e para uma maior independência em prol da segurança". "Obviamente para a Ucrânia, mas para todos nós. É uma nova era. É uma Europa que se vê como uma potência", acrescentou.