Lei que disciplina condução de cães em Garanhuns é atualizada
Utilização de focinheira ou de estrangulador passa a ser obrigatória. Tamanho da guia de condução também foi alterado
Os criadores de cães cujas raças são consideradas perigosas devem ficar atentos. Em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, foi sancionada a Lei nº 4.414/2017 que altera a Lei Municipal nº 3.674/2009, instituída em 2009, para disciplinar a condução de cães no município.
Leia também
Animais marinhos mortos no Litoral Sul entram na mira do MP
Animais das raças Rottweiler, Pit Bull, Martin Napolitano, Fila Brasileiro, American Starfforshire, Dobermam, Dog Alemão, Pastor Alemão e Boxer deverão utilizar, em ambientes públicos e em locais de concentração popular, guia de condução com, no máximo, 1 metro de comprimento, enforcador, estrangulador e focinheira.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer do município, Carlos Eugênio, informou que a legislação foi alterada para reforçar a segurança para a população de Garanhuns. "A lei anterior colocava como opção o uso do estrangulador ou da focinheira. A nova legislação especificou o tamanho da guia de condução e determinou o uso de equipamentos de segurança", comentou o secretário.
Uma ação de conscientização deverá ser realizada até o fim do mês no Parque Euclides da Cunha “Vamos afixar de placas de orientação e vamos distribuir panfletos aos cidadãos que visitam o parque acompanhados por cães das raças previstas na lei. Após esse período, os guardas municipais e fiscais do parque aplicarão a lei, inclusive, se for o caso, coibindo o acesso de cães cujos donos estejam descumprindo as regras de condução”, finalizou Carlos Eugênio.