O que fazer em Madri: confira cinco dicas

A partir de 20 de dezembro de 2017, Recife terá um voo direto para a capital da Espanha

Madri - Mariama Correia

O comportamento comedido, comum à maioria dos europeus, não lembra nem de longe o jeitão dos moradores de Madri, capital da Espanha. Receptivos e falantes, os madrilenhos não hesitam em puxar um papo com um turista desconhecido, seja na parada de ônibus ou nos passeios públicos, principalmente se essa conversa for regada às deliciosas tapas (petiscos), sempre à disposição em todos os restaurante e bares da cidade.

Leia também
Air Europa começa a operar voo entre Recife e Madri em dezembro


Repleta de atrações turistas, Madri tem seu charme em todas as épocas do ano e, a partir de 20 de dezembro, aproveitar suas atrações vai ficar mais fácil. Nessa data se inicia a operação de um voo direto entre Recife e Madri. Para você não perder nada, listamos 5 coisas para fazer na capital espanhola.

1. Ande a pé
Com ruas estreitas e movimentadas na maior parte do dia, Madri favorece o turismo a pé, mas é preciso preparo porque há muitas ladeiras e o calor pode surpreender. Por isso, não esqueça de tomar água e vestir roupas leves nas estações mais quentes. No centro da cidade se concentram várias atrações, como o Mercado de San Miguel, a Puerta del Sol e a Plaza Maior, todos próximos uns dos outros. Cercada por vários prédios históricos, que formam um imenso largo no centro, além da beleza arquitetônica, a Plaza Maior oferece uma grande concentração de bares e restaurantes típicos.

2. Aproveite os parques
Os parques e jardins de Madri são oásis de relaxamento em plena metrópole. Entre os mais famosos estão o Parque del Buen Retiro e o Jardín del Templo Debod. Este último foi construído para abrigar um templo egípcio que foi doado à Espanha. Do templo se vê o Palácio Real – uma das construções mais tradicionais da cidade. No centro da cidade, a Plaza de España abriga um monumento ao escritor Miguel de Cervantes. A figura do autor de Dom Quixote, o livro em espanhol mais traduzido do mundo, encontra-se sentada e, em sua frente, estão Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Panza.

3. Encante-se pela cultura
As cores e os ritmos da marcante cultura espanhola encantam qualquer visitante. Por todos os lugares, é possível aproveitar museus e encontrar manifestações culturais nas ruas, com danças típicas como o flamenco. Para conhecer mais sobre a arte espanhola, uma boa pedida é a visita ao Museu Reina Sofia, onde está o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso.

4. Comer, comer, comer
Aviso importante: não vá a Madri de regime! A cidade é uma verdadeira tentação em termos gastronômicos. No check-list dos mais esfomeados não podem faltar paellas e os famosos churros com chocolates das cafeterias mais tradicionais. Mas, a cereja do bolo mesmo é o Mercado de San Miguel, no centro da cidade, onde é possível experimentar centenas de tapas desembolsando a partir de 1 euro por cada uma delas.

5. Explore
Se tiver um pouco de tempo sobrando, vale conhecer a cidade de Toledo, que fica a cerca de duas horas de Madri de carro (também há opções de ônibus e trem). A cidade medieval abriga a Catedral de Toledo, maior do que a Notre Dame, em Paris. Com um rico acervo de arte sacra, a catedral guarda um tesouro: o grande ostensório de Toledo, peça que reproduz uma das torres da catedral em ouro.

* Enviado especial