Coluna Movimento Econômico

Com Renegade Willys, Stellantis celebra 10 anos em Goiana

O desafio da montadora, nos próximos anos, será se adequar ao fim dos incentivos fiscais, que vão diminuir gradativamente até 2032

Lançamento do Jeep Renegade Willys marca os 10 anos da Stellantis em Pernambuco - Foto: Divulgação Stellantis

Desde que iniciou suas operações, em abril de 2015, a unidade da Stellantis em Goiana colocou o estado de Pernambuco entre os protagonistas da indústria automotiva, com 1 milhão e 300 mil SUVs produzidos. O Jeep Renegade, com mais de 530 mil unidades vendidas, lidera essa trajetória e consolidou-se como o SUV compacto mais vendido da década no Brasil. Ele foi escolhido como símbolo das comemorações e terá direito a uma edição especial limitada a 1.010 unidades.

A edição especial dos 10 anos resgata a herança do lendário Jeep Willys, reforçando o apelo off-road da marca. Lançado durante a Segunda Guerra Mundial, o Jeep Willys é considerado o precursor dos utilitários esportivos modernos e um ícone global. Criado originalmente para uso militar, após o conflito sua popularidade cresceu também entre civis.

O impacto da montadora Stellantis em Goiana vai além da produção. O complexo emprega mais de 13 mil pessoas, direta e indiretamente, e impulsionou a economia regional ao atrair 38 fornecedores diretos para seu polo pernambucano, além de ter estimulado centros de inovação, como o Software Center da Stellantis no Recife. O sucesso do Renegade abriu caminho para a nacionalização de outros modelos — Compass e Commander —, tornando Goiana referência no grupo global.

O desafio da montadora, nos próximos anos, será se adequar ao fim dos incentivos fiscais, que vão diminuir gradativamente até 2032, como mostrou a matéria de Angela Fernanda Belfort no Movimento Econômico. Para enfrentar a situação, o presidente da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, disse que a companhia está se empenhando para trazer mais fornecedores, tecnologia e automação — fatores que diminuem o custo da produção local e aumentam a competitividade da planta pernambucana.

A Stellantis anunciou, no ano passado, que vai fazer um investimento de R$ 13 bilhões na fábrica de Goiana entre 2025 e 2030. Segundo Cappellano, o investimento também vai contribuir para aumentar a competitividade da planta local. Hoje, a unidade de Goiana tem custo logístico maior do que o custo da produção.

Software pernambucano
O Software Center da Stellantis, localizado no Bairro do Recife, tem papel crucial no desenvolvimento de tecnologias embarcadas. É ali que se desenham soluções como sistemas de infotainment e calibração de motores, reforçando a vocação digital do estado.

Tecnologia de ponta
O Jeep Renegade 10 Anos Willys traz um pacote robusto de tecnologia: central multimídia com espelhamento sem fio, painel digital, seis airbags, frenagem autônoma e teto solar panorâmico. O preço de lançamento é de R$ 185.990 e o modelo será vendido em cinco opções de cor.

Santander
O Santander inicia nesta terça-feira uma série de encontros estratégicos no Recife com empresários e investidores. A primeira reunião será às 12h, com foco em soluções de transacionalidade para o setor corporativo. Um segundo evento, na quinta-feira (15), contará com a economista-chefe do banco, Ana Paula Vescovi. Ela apresentará, das 9h às 11h, no Hotel Atlante Plaza, um panorama sobre macroeconomia e reforma tributária.

Futuro do Trabalho
O Conexão REC’n’Play discute nesta sexta-feira (16) o futuro do trabalho. Promovido pela Ampla, Porto Digital e Sebrae, reunirá Silvio Meira, Pierre Lucena, Pollyanna Cavalcanti e Patricia Raposo em torno do tema. O evento vai acontecer no dia 16 de maio, às 9h30, no Auditório do Porto Digital.

Malu Finanças
A jovem escritora Malu Lira, de 15 anos, chega ao Recife na próxima sexta (16), para palestras e encontros com gestores de escolas públicas e privadas da região, como parte da programação da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovida em todo o país com o objetivo de incentivar hábitos financeiros mais conscientes.

Veja também no Movimento Econômico

Depois da Ferrari, Fortaleza terá edifício construído em parceria com a Porsche

Alagoas volta a liderar ranking do mercado livre de gás natural

Salinas Maceió é eleito melhor hotel do mundo para famílias pelo TripAdvisor

Falta de conexão à rede ameaça grandes investimentos no Nordeste