Técnico do Ajax pede demissão após perda do título holandês para o PSV
Francesco Farioli tinha contrato com a equipe holandesa até 2027
Menos de 24 horas depois de perder o título do Campeonato Holandês para o PSV Eindhoven, em uma final de temporada catastrófica, o técnico italiano Francesco Farioli pediu a demissão do comando do Ajax nesta segunda-feira (19).
Apesar do contrato até 2027, Farioli “decidiu deixar o Ajax após uma profunda reflexão”, anunciou o clube em comunicado.
“A diretoria e eu temos os mesmos objetivos para o Ajax, mas visões e prazos diferentes quanto à maneira de trabalhar para conseguirmos isso”, explicou, por sua vez, o treinador de 36 anos.
Farioli chegou ao Ajax em maio de 2024 e, depois de dois anos de crises esportivas e institucionais, conseguiu classificar a equipe para a próxima Liga dos Campeões, mas a maneira como perdeu o título holandês acabou sendo decisiva para sua saída.
Depois de vencer por 2 a 0 o PSV no dia 30 de março, o Ajax abriu nove pontos de vantagem sobre seu grande rival, mas na reta final deixou a liderança escapar.
Graças a uma série de quatro jogos sem vencer (dois empates e duas derrotas), o time de Amsterdã perdeu a vantagem e foi para a última rodada sem depender de si mesmo.
O Ajax encerrou a campanha vencendo o Twente por 2 a 0, mas o PSV bateu o Sparta Roterdã fora de casa por 3 a 1 e ficou com o título.
"É comissão muito decepcionante. Francesco e seu técnico nos ajudaram muito. Foi uma temporada intensa, com muitos momentos memoráveis e alcançamos nosso primeiro objetivo: classificação para a Liga dos Campeões", lamentou Alex Kroes, diretor técnico do Ajax.