Thunder 'atropela' Wolves em jogo 5, é campeão da Conferência Oeste e vai às finais da NBA
O Oklahoma City Thunder garantiu a vaga nas finais da NBA com a ajuda de Shai Gilgeous-Alexander, que assinou 34 pontos
A Conferência Oeste já conhece o seu campeão. Pela quinta vez em sua história, o Oklahoma City Thunder alcançou este feito e garantiu uma vaga nas finais da NBA na noite desta quarta-feira, ao "passar por cima" do Minnesota Timberwolves, no Paycom Center, pelo placar de 124 a 94.
A vitória mais uma vez teve o selo de qualidade de Shai Gilgeous-Alexander. Ele assinalou 34 pontos e comandou a equipe neste jogo 5 dos playoffs das finais, encerrando a série sobre o rival em 4 a 1.
Jogando diante de sua torcida, e com uma arena lotada, cerca de 18 mil pessoas estiveram presentes ao duelo, a franquia de Oklahoma apenas confirmou o seu favoritismo. Protagonista da partida, o MVP, além dos 34 pontos, ainda distribuiu oito assistências e pegou sete rebotes.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="no" dir="ltr">SHAI GILGEOUS-ALEXANDER <br><br>PRO CHET HOLMGREN <br><br> <a href="https://t.co/kLyb0X54wE">pic.twitter.com/kLyb0X54wE</a></p>— NBA da bad (@NBAdabad) <a href="https://twitter.com/NBAdabad/status/1927890878074437792?ref_src=twsrc%5Etfw">May 29, 2025</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Além da grande exibição, o atleta canadense também foi premiado com o troféu Magic Johnson, oferecido ao MVP da final da Conferência. "É uma sensação maravilhosa, algo com que você sonha desde criança", afirmou o jogador eufórico.
Em meio ao clima de festa, o armador lembrou de sua adaptação ao Oklahoma logo que chegou em 2019. "Passei por momentos difíceis e fases bem divertidas aqui. Esses torcedores que lotaram a arena estiveram com a gente todo o tempo. Por isso, antes de tudo, somos muito gratos", comentou.
Após cumprir 68 vitórias na temporada regular, o maior número desde 2016, o Thunder agora tem um desafio pela frente. Nas quatro vezes anteriores que chegou à decisão da temporada (1978, 1979, 1996 e 2012), em três delas, quando a franquia se chamava Seattle Supersonic, o time amargou o vice-campeonato.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">THE 2024-25 WEST CHAMPION OKC THUNDER RECEIVE THE OSCAR ROBERTSON TROPHY <a href="https://t.co/JI1Lq9QKXf">pic.twitter.com/JI1Lq9QKXf</a></p>— NBA (@NBA) <a href="https://twitter.com/NBA/status/1927925061622673661?ref_src=twsrc%5Etfw">May 29, 2025</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Com o lado Oeste decidido, o Oklahoma espera a definição do campeão da Conferência Leste. O Indiana Pacers tem uma vantagem de três vitórias contra apenas uma do New York Knicks e se enfrentam na noite desta quinta-feira.
O Minnesota, que não resistiu ao melhor basquete do rival, reconheceu a superioridade de seu adversário. "Fomos derrotados pelo melhor time. Eles fizeram o que precisavam para vencer", declarou um conformado Anthony Edwards.
Os visitantes tiveram como maior pontuador, Julius Randle (24). Após abrir o placar no primeiro quarto, os Wolves sofreram com 11 pontos seguidos dos anfitriões, que impuseram um ritmo avassalador e controlaram o duelo até o final sacramentando a vaga na decisão da temporada.